Kaionismo?! Sim, Kaionismo!
Não, não é outro surto de arrogância. É uma idéia.
Epa, peraí, idéia?
Eis a primeira das teses kaionistas:
I - NÃO SE IMPORTARÁS EM SER ARROGANTE E PRETENSIOSO, INDEPENDENTE DA SITUAÇÃO.
Meus nobres colegas, vocês ainda devem estar se perguntando: "O que esse moleque pretende dizer com isso"?
Oras, a resposta é muito simples - sejam vocês mesmos. Pouco lhes importa se sua mãe ou seu pai acha que você é muito egoísta. Muito menos, se os seus amigos te consideram um sujeito mesquinho, pão-duro e convencido. E absurdamente menos ainda se você mesmo acha que não passa de um egomaníaco. O que importa é que VOCÊ tem auto-estima, e os outros não. E é por isso que eles te condenam - por pura inveja! Ó, como são pusilânimes!
Doravante, não se intimidem em dizer "Vou fazer isso porque eu me acho o máximo".
Música indicada para explicar a tese 1: "I Wanna Be Adored" (Stone Roses)
Outra coisa: cansado de fingir ser bonzinho só pra ser o queridinho dos professores? Frustrado por ter que mentir para alguém, só para não magoar? E indignado por ter que dizer que é uma pessoa honesta e justa, para posar de bom cidadão?
II - SERÁS FRANCO, E NÃO TERÁS MEDO DE VENCER O FALSO MORALISMO E A HIPOCRISIA ALHEIA.
Critique para ser criticado. Xingue para ser xingado. Seja sincero e exija sinceridade dos outros. Não ignore, entretanto, um fato - quando alguém falar mal de você na sua cara, no primeiro momento, você ficará furioso; com o tempo, você perceberá que a outra pessoa estava um pouco certa. Nesse caso, peça desculpas pela sua incompreensão. Ou jogue um ovo podre na cara dela e ria descontroladamente. Dá na mesma.
Música indicada para explicar a tese 2: "Parklife" (Blur)
Que mais? Que mais? Ah, sim, sobre política!
III - TERÁS DISCUSSÕES GAIATAS E SEM NEXO SOBRE POLÍTICA PELO MENOS UMA VEZ POR SEMANA.
E, de preferência, com bêbados ou universitários. Nada funciona melhor como terapia para o mau humor do que isso. Embates clássicos - socialistas x capitalistas, comunistas x liberais, autoritários x libertários, apolíticos x politizados, esquerdistas radicais x esquerdistas ultra-radicais, tucanos x petistas, Kaionistas x os outros...
Música indicada para explicar a tese 3: "I've Been Tired" (Pixies)
Vou finalizar a primeira parte das "idéias kaionistas" com um bem bacana:
IV - COMBINARÁS O MÁXIMO DE FILOSOFIAS E PENSAMENTOS PARA TENTAR EXPLICAR ALGO.
Não se apegue a um só. Em uma daquelas discussões existencialistas que você tem com seus amigos nerds/indies/cults/pedantes, misture epicurismo, ateísmo, ceticismo, cinismo (adoro esse), pessimismo, hedonismo, otimismo, realismo, idealismo, e o que mais lhe agradar. O importante é chegar a uma conclusão dita pelo grande Macário, personagem de Álvares de Azevedo (e que foi adaptada pelo Kaionismo): "As idéias fascinam o homem, mas não o esclarecem". Enfim, seja feliz na sua idiotice!
Música indicada para explicar a tese 4: "Metal Contra As Nuvens" (Legião Urbana)
E até os próximos tópicos!