[Meu Facebook] [Meu Last.FM] [Meu Twitter]


 

 

Kaio

 

Veja meu perfil completo

 

 

 

 

24 junho 2014

A última rodada dos grupos C e D

Esta Copa está tão alucinante que até o grupo C, considerado o mais fraco (pois nenhuma de suas seleções conseguiu ir além das oitavas-de-final em Copas anteriores), teve uma última rodada de grandes emoções.
1. A Colômbia está jogando tão bem que, mesmo com o time reserva, ganhou por 4 a 1 do Japão. A seleção treinada por Pekerman está, por enquanto, fazendo tudo aquilo que se esperava da geração 1990-98 do futebol colombiano (Valderrama, Rincón, Asprilla etc.). O time conta com jogadores talentosos como Cuadrado, Gutiérrez, James Rodriguez (que fez um golaço hoje) - e, claro, o "Armeration", rs. Creio que a Colômbia tem grandes chances de superar o Uruguai e chegar pela 1ª vez às quartas-de-final. Seria um presente à enorme torcida que veio ao Brasil.
2. Nunca subestime a Grécia. Eis uma dura lição aprendida por França, República Tcheca e Portugal na Euro 2004, pela Rússia na Euro 2012 e, no jogo de hoje, pela Costa do Marfim. Desta vez, no entanto, o que se viu não foi a famigerada retranca grega, mas sim uma equipe bastante ofensiva, que mandou várias bolas na trave, obrigou Barry a fazer defesas e tentou a vitória até o último minuto, quando foi recompensada com um pênalti. Os marfinenses jogaram pelo empate, mas cometeram erros defensivos inadmissíveis para uma equipe que se propõe a ficar fechada na defesa; o 1º gol grego nasceu de um passe errado na zaga da seleção africana. Não sei se substituir Drogba e Gervinho após o empate foi uma boa idéia, ainda mais considerando a pressão grega. 
Enfim, a Costa do Marfim perdeu sua melhor chance de ir às oitavas, e sua melhor geração de jogadores, que foi a três Copas consecutivas, se despede melancolicamente. Quanto à Grécia, jogará - ainda como azarão - contra a Costa Rica na mais inusitada partida de oitavas desta Copa do Mundo.

Sobre o Grupo D:
1. Não assisti à partida entre Costa Rica e Inglaterra, mas parece que nem os próprios jogadores das duas seleções estavam muito interessados no jogo. Terminou em 0x0, resultado que garantiu aos costa-riquenhos uma surpreendente liderança do "grupo da morte" e aos ingleses a sua pior Copa de todos os tempos, com duas derrotas e este empate.


2. No primeiro tempo, a Itália até foi razoável, controlando a posse de bola e ditando o jogo, mas já demonstrava que sua postura era cautelosa e retranqueira; jogava pelo empate sem gols. Por sua vez, o Uruguai tentou alguns contra-ataques, mas estava longe de ter a proatividade da Grécia; parecia apenas torcer por um lance de bola parada. Tudo mudou no 2º tempo: primeiro com a substituição de Balotelli (que já havia levado cartão amarelo; Prandelli pode ter temido que o centroavante, com seu jeito destemperado, acabasse sendo expulso), e principalmente com a expulsão de Marchisio. Ambas baixas deixaram a Itália ainda mais defensiva, e o Uruguai finalmente tomou coragem e se lançou o ataque. Aos 34 minutos, Suárez (foto) covardemente morde o zagueiro Chiellini, que mesmo mostrando o machucado foi ignorado pelo juiz. Segundos depois, sai o gol da vitória uruguaia, feito de costas por Godín. 
Mais uma vez a Celeste venceu pela raça, mas essa classificação foi manchada pela atitude de Suárez (que já havia tido dois "episódios de mordida", um no Ajax e outro no Liverpool); a FIFA no mínimo deveria suspendê-lo da próxima partida. Quanto à Azzurra, é uma pena que o projeto de Prandelli fracassou, pois eu estava gostando dele como técnico. Talvez seu pecado nesta partida tenha sido justamente a inconsistência tática: a equipe não se decidiu entre o tradicional "catenaccio" e a ofensividade, e o fato de o técnico ter usado três formações diferentes nas três partidas explicita essa indefinição. Espero que a Itália consiga se renovar diante do fato de que não contará mais com os lendários Buffon e Pirlo, talvez os únicos que se salvaram nessa campanha medíocre.

 

Comentários:

 

 

[ << Home]