[Meu Facebook] [Meu Last.FM] [Meu Twitter]


 

 

Kaio

 

Veja meu perfil completo

 

 

 

 

12 agosto 2008

Full

Para quem achava que 7 matérias era pouco, tive uma grata surpresa nos últimos dois dias. Ainda nem tive aula de Teoria Política Moderna - a qual, muito provavelmente, também será uma matéria exigente -, mas todas as seis demais já me deixaram surpreso com a carga de leitura.
Não que isso seja ruim. Pelo contrário, adorei a possibilidade de estar legitimado a ler ótimos textos e livros. Só que isso significa que terei menos tempo livre do que no semestre passado. Ainda bem que só tenho aula em todos os horários às terças e quintas, pois posso aproveitar as várias 'janelas' dos outros dias (duas na segunda, três na quarta e a sexta inteira, exceto das 12 às 14h) para descansar, pôr a matéria em dia e ler meus livros 'extracurriculares'.

Primeiras impressões?
> Formação Econômica do Brasil: segunda matéria que pego cujo professor é Flávio Versiani. É provável que eu vá gostar de FEB; enriquecer-me-á em vários pontos que estudei pouco até hoje. Ler Celso Furtado pode ser interessante, embora ele seja estruturalista, nacional-desenvolvimentista, ligado à CEPAL e todas as coisas ruins que um economista latino-americano poderia ser no século passado. Ok, eu sei: Kaio e seus pressupostos terão de dar uma chance a ele antes de execrá-lo... É até mesmo um exercício de honestidade intelecutal.
> Política e Economia Mundial: esta tem grandes chances de ser uma das melhores do semestre. Só a ementa e a discussão inicial lançadas pelo professor já me consolaram totalmente por não ter conseguido EVIES. De quebra, parte da nota se constituirá de um ensaio e um seminário. Será minha única aula às sextas (o outro dia dela é segunda), mais exatamente às 12h.
> Teoria Política Moderna: dizem que o Kramer sempre falta na primeira aula. Bem, com minha turma não foi diferente. Amanhã será o meu debut como aluno de TPM. Trocadilho infame, hein?
> Teoria Política Clássica: outra que certamente adorarei. O Nascimento parece ser um professor competentíssmo, e a disciplina tem de tudo para ser instigante. Será meu retorno aos tempos de Grécia e Roma, Platão e Aristóteles, Heráclito e Parmênides, Atenas e Esparta e outras duplinhas sagazes.
> Introdução à Metodologia das Ciências Sociais: não me surpreenderia se esta fosse uma das mais difíceis do semestre. O prof. Gusmão foi muito indicado pelos meus colegas de semestres avançados, e em menos de uma hora de aula pude notar que ele realmente deve ser tão inteligente quanto dizem. IMCS, como ele bem definiu, está imbuída de fornecer ferramentas para a produção científica e teórica do cientista social (afinal, venhamos e convenhamos, a Ciência Política é filha fujona das Sociais).
> Escrita e Sociedade na América Latina: só pela empolgação do docente, prevejo que também gostarei desta aqui. Se ele trabalhar com pelo menos 50% dos autores que citou, já será a melhor oportunidade que eu já tive para me aprofundar em literatura latino-americana. O legado iniciado por IEH (ou seja, o da sétima matéria e estepe que sai melhor do que o esperado) continuará?
> Fundamentos de Políticas Públicas: apenas um livro ("Policy Analysis by Design"), que o professor afirma ser tão completo a ponto de ser suficiente para o semestre inteiro. SimCity 2000 indicado como fonte para entender melhor o conteúdo. Uma proposta ambiciosa, que envolve até a investigação concreta dos problemas de políticas públicas em cidades do entorno. Enfim, FPP é outra que promete... Em um semestre em que terei 4 das 7 disciplinas ligadas a POL, esta não parece dever em nada às outras.

Para terminar, uma boa notícia (principalmente para o meu medidor de sanidade): desisti daquele fluxo paralelo de Economia. Sim, aquele em que eu teria de fazer Cálculo 1, Economia Quantitativa e Contabilidade Nacional para conseguir Micro e Macroeconomia e, talvez, Economia Internacional e História do Pensamento Econômico.
Por quê? O esforço não valeria a pena. Seria absurdo ter de estudar tanta matemática só para pegar matérias que não necessariamente seriam tão sensacionais. Além do mais, já vou pegar muitas matérias de ciências econômicas (sejam as 'puras' ou as de POL, REL ou Administração voltadas para Economia) que não precisam de tantos pré-requisitos enfadonhos. Por exemplo: a própria EVIES, além de Política e Economia, Economia Política 1 (e, talvez, 2), Comércio Internacional, Economia Política Internacional 1 e 2, Sistema Financeiro Internacional e Teoria Geral de Empreendimentos 1 (and, maybe, 2).
Isso sem falar que desistir daquele fluxo me dará liberdade e espaço para pegar matérias de outras áreas, como Introdução à Teoria Literária, Crítica Literária, Introdução ao Jornalismo, Teoria Geral do Estado e Teoria Sociológica 1. Óbvio que já estou admitindo os tópicos especiais em Ciência Política que pegarei - e não são poucos, felizmente.

Então, vou dormir porque já passou da meia-noite, e quero acordar às 4h30 para ver um pouco de Olimpíadas antes de ir à universidade. Até.

Obs.: Dois problemas resolvidos. O ouvido abafado já está quase curado (só foi eu sair mais ao ar livre que diminuiu; sabia que havia alguma relação com o fato de eu estar muito recluso na semana passada...), e minha mãe já depositou o dinheiro e eu 'desesvaziei' a despesa - comprei até chocolate amargo, rs.

 

Comentários:

 

 

[ << Home]