[Meu Facebook] [Meu Last.FM] [Meu Twitter]


 

 

Kaio

 

Veja meu perfil completo

 

 

 

 

14 dezembro 2006

Leaders of men

Estava falando com uma amiga minha sobre grunge:

Kaio: Parking in the garage - it's the grunge discotheque! Black hole sun, won't you come? diz (23:53):
às vezes eu acho que o grunge foi uma resposta do rock americano pro inglês. se o pós-punk é o jeito inglês de fazer um rock denso e melancólico, o grunge é o jeito americano.
Kaio: Parking in the garage - it's the grunge discotheque! Black hole sun, won't you come? diz (23:54):
o kurt cobain é pro grunge o que o ian curtis foi pro pós-punk: o mártir.

Mas é mesmo, ambos eram depressivos, drogados e se suicidaram jovens, tinham problemas no casamento, morreram em momentos decisivos de suas carreiras, nos respectivos auges de suas bandas (In Utero pro Nirvana e Closer pro Joy Division), e fizeram carreiras meteóricas, mas deixaram discos que marcaram a história do rock e muitas sobras de estúdio pra alegria dos fãs.
"Love Will Tear Us Apart" foi pros anos 80 o que "Smells Like Teen Spirit" foi pra década seguinte. Além do mais, tanto Kurt quanto Ian foram os representantes máximos de seus respectivos movimentos musicais, e possibilitaram a subida do rock alternativo às paradas.
A partir do Joy Division, em 1980 o post-punk foi crescendo e obtendo sucesso de público e crítica, com o surgimento de bandas como Cure, Smiths, Echo and the Bunnymen, Siouxsie and the Banshees, Bauhaus e o próprio New Order.
Depois do sucesso do Nirvana em 91, o rock alternativo americano ganhou as paradas, com medalhões do indie rock como Pixies e Sonic Youth, grunges como Alice in Chains, Pearl Jam e Soundgarden e até bandas alternativas como Smashing Pumpkins e Pavement.
E, falando sério, as duas bandas mudaram completamente o rock de suas décadas. O Joy iniciou a tendência "melancolia dançante" (resultando no NO) e das canções tristes e pessimistas que dominaram os anos 80, e o Nirvana iniciou um período de ressurreição do underground nos EUA, com a MTV divulgando várias bandas novas, além do fato de que a banda de Kurt foi um dos símbolos do 'consumo de massa' da década de 1990 - "o salvador do rock" foi o "porta-voz da geração X".
Cada macaco no seu respectivo galho, e o rock segue em frente, (ainda) firme e forte.

 

Comentários:

 

 

Hm, eu gosto de grunge


Postar um comentário

[ << Home]