[Meu Facebook] [Meu Last.FM] [Meu Twitter]


 

 

Kaio

 

Veja meu perfil completo

 

 

 

 

27 agosto 2006

"É preciso ser absolutamente moderno"

Ou "Como o desgraçado do Rimbaud salvou meu dia".

Hoje eu tive prova do ENEM. Cheguei na sala na qual a faria por volta de 45 minutos antes do exame. Estava meio desanimado. "Será que eu estou preparado, ou estudei bem menos do que deveria?"
Por precaução, trouxe um livro para ler antes da prova. O escolhido foi "Uma Estadia No Inferno", de Rimbaud, que ainda vinha com alguns poemas escolhidos. Comprei tal obra na sexta-feira passada, pois estava curioso para começar a ler Rimbaud. E não me arrependi.
Caramba, ele escreve muito bem. Metáforas não faltaram em sua prosa e poesia - temas como sexo, drogas, loucuras, delírios e, acima de tudo, uma alma libertária não faltaram. Entendi o porquê de tanta adoração ao Simbolismo. Minha mão até tremia nas páginas finais do livro, de tanta empolgação e envolvimento. Me senti renovado e tranqüilo para a prova.
E ela foi fácil e boa de fazer. Envolvia muita interpretação de texto, que é meu forte. Creio que vou obter mais de 70% de aproveitamento. A redação tinha um tema legal ("O poder de transformação da leitura"), e eu a fiz sem dificuldades. Levei um susto minutos depois que terminei a prova e já tinha saído - eu não tinha colocado o título (até porque não havia nenhuma indicação no exame). Meu desespero se dissipou quando um amigo meu que também fez o ENEM me disse que o CESPE e o CESGRANRIO, que elaboraram a prova, não cobram título na redação - o tema já funciona como o mesmo.
Enfim, um dia que tinha tudo para dar errado acabou dando certo. Que bom.

Obs.: Parabéns para Felipe Massa, que ganhou hoje o GP da Turquia.
Obs2.:
São 22h05 de 27/08, e eu acabei de gabaritar a minha prova. Acertei 49 das 63 questões, tive 78% de aproveitamento...

 

Comentários:

 

 

[ << Home]