[Meu Facebook] [Meu Last.FM] [Meu Twitter]


 

 

Kaio

 

Veja meu perfil completo

 

 

 

 

24 maio 2006

Picaretagem! Eu sabia!

Não queimei minha língua - o filme "O Código da Vinci" é realmente decepcionante. Eu o assisti ontem, para confirmar se todo o alvoroço sobre a película era justificavél.
Olha, "Código da Vinci" não é tão ruim quanto disse a crítica, mas nem por isso deixa de ser fraco. Eu esperava uma bomba. Assisti a um traque. =D

Agora, usarei meu (já batido) "sistema aforístico de fazer considerações a respeito de algo":
I - Tom Hanks não foi excepcional, mas fez uma atuação segura. O personagem Robert Langdon já não era lá essas coisas no livro, pois não passava de um historiador mulherengo e metido a decifrador de códigos e mistérios. Hanks consegue deixar essa 'personalidade' um pouco camuflada, o que já é um mérito.
II - Sophie Neveu merecia uma atriz MUITO melhor para representá-la no filme. Audrey Tautou foi muita fria e mecânica no papel, sempre com sua cara de assustada e demasiadamente inexpressiva, principalmente na hora de fazer as perguntas (ela parecia o Zequinha do Castelo Rá-Tim-Bum). E pensar que eu esperava uma criptógrafa enérgica e indagadora.
III - Jean Reno e Alfred Molina foram razoáveis nos papéis do policial Bezu Fache e do bispo Aringarosa, respectivamente, mas Paul Bettany como o albino Silas (na verdade nem tão albino, já que ele tem olhos azuis) foi superior aos dois.
IV - O roteiro de Akiva Goldsman é cheio de furos, e faz o "favor" de cortar - ou reduzir consideravelmente - cenas cruciais, como a do ritual do avô de Sophie, e inventar passagens mirabolantes e que pouco acrescentavam à obra. Some a isso a direção falha de Ron Howard, que deixou o filme muito rápido, mas no 'mau sentido' do termo, pois fica parecendo que "Código da Vinci" é bem maior e detalhado no livro.
V - Os diálogos são decepcionantes. Boa parte das conversas (relativamente) inteligentes entre os personagens, como a entre Fache e Langdon no início da obra, ficaram de fora ou se tornaram meros joguinhos de pergunta e resposta. Só se salvou o "discurso" de Robert em uma das últimas cenas, com um teor reflexivo e que fugiu do tom conspiratório de "Código da Vinci".
VI - Falando em conspirações... devo admitir que detesto a grande maioria delas - o que já me deixa fora do público-alvo da obra, levando em conta que muitos dos que gostaram dos livros de Dan Brown pertencem à galerinha que curte misturar fatos completamente desconexos, a fim de que ambos pareçam intrinsecamente ligados. Isso é, no mínimo, charlatanismo. Tudo bem que nada nesse mundo é coincidência, mas tornar isso um pretexto para inventar lorotas é outra história. Pois é isso que o filme e o livro fazem com grande freqüência, e o pior - como se fosse verdade! Dan Brown escreveu uma ficção que distorce pesquisas sérias de historiadores sobre Leonardo da Vinci, o Priorado de Sião e a relação de Jesus e Madalena (sim, eu concordo que ela não era 'apenas' uma prostituta, mas comentar sobre a pederastia dos apóstolos é tema para outro tópico) para fazer um best-seller metido a polêmico e controverso. Francamente, oportunismo tem limite!
VII - O filme tenta, mas não consegue ser uma obra de ação combinada com suspense e policial, afinal, as perseguições deixam a desejar. E o excesso de conversação (descartável, diga-se de passagem) também emperra essa tentativa malfadada.
VIII - Quem leu o livro achou o filme decepcionante. Quem leu o livro e virou fã do Brown, nem tanto (idolatria cega o senso crítico. Por exemplo, nem tentem falar mal de Beatles perto de mim. Ou então tenham certeza de que possuem plano de saúde, hehe). Quem não leu ficou a ver navios, pois não entendia nada, já que o filme é bem confuso para neófitos em Brown. Portanto, se você sequer leu "Código da Vinci", leve um (a) amigo (a) para a sessão de cinema, caso não queira ficar boiando.
IX - Apesar dos pesares, algo se salva no filme. Sim, ele, Sir Ian McKellen, que já tinha arrasado nos papéis de Magneto (X-Men) e Gandalf (Senhor dos Anéis), consegue fazer "Código da Vinci" não tão medíocre. Ele é Leigh Teabing, historiador e um sujeito que não gosta nem um pouco da Igreja Católica, e está louquinho por provas de sua maldade. O personagem força um pouco a barra ao colocar o Opus Dei como o mal absoluto, mas seu sarcasmo, bom humor e carisma, reforçados pelo ator, roubam a cena dos protagonistas Robert e Sophie. McKellen improvisou várias falas, e conseguiu fazer algo que o livro não conseguiu (A SEGUIR, REVELAÇÃO SOBRE O ENREDO. PARE SE NÃO TIVER LIDO O LIVRO) - convencer que Teabing é o vilão. Dan Brown naufraga na inverossimilhança nessa tentativa, pois fica muito mal explicado como se deu o plano para capturá-lo e Leigh parece alguém que, do nada, vira 'malvado'. Já na película, o personagem mostra mais claramente traços de sua dissimulação e suas reais intenções. Ponto para o Ian.
X - Conclusão: o filme é meia boca, mas vale a pena ver para não ficar dependendo de amigos empolgados ou críticos ranzinzas. Que vai ser um sucesso de bilheteria, eu não tenho dúvidas, mas já não tenho a mínima confiança de que "Código da Vinci" é mais do que um best-seller superestimado, seja na literatura ou na 7ª arte.

 

Comentários:

 

 

Kaio, adorei sua crítica ao Código. Diz muito do que penso. Essa indústria cultural só tem produzido m... Assinei assim, porque você já sabe quem sou eu. Abraços!


Prof. Cacá adora filmes iranianos, mas no escuro de seu quarto vê "Desperate Housewives". Heh.


Kaio, que certas pessoas não nos leiam, certo? rs


Não li o livro e não pretendo ler, já tenho uma lista enorme de livros melhores e nem sequer comecei...
Bom, é isso, qnd entrar no msn, me explica como usar o gmail no menssenger.


Sabe que até gostei do filme!
Me disseram que era tão frustrante, eu esperava um lixo!
hahaha


Você sempre será um leitor bem-vindo!


O velho Kaio de sempre...
Antes das críticas, uma busca completa sobre o assunto!
Legal sua conclusão "...mas vale a pena ver para não ficar dependendo de amigos empolgados ou críticos ranzinzas". Acho que o melhor é fazer isso mesmo, seja em tudo!
Depois se quizeres conferir a letra da música PA que fiz pra Paula (sim, sim... já sei que tenho problemas), está postada hoje em meu flog! O dia do post é hoje mesmo 05/27/06.
Até mais. Vê se aproveita seus fins de semanas (constando hoje também).


Ola, rapaz, olha eu sou portugues tenho 18 anos e estava a pesquisar sobre enigmas, e por acaso enconteri este blog... Li o teu perfill e axei intereçante a tua cultura e precepção da realidade, depois reparei que comentast "O Código da Vinci" e tambem axei intereçante o teu comentario, no entanto, algo falacioso e abusivo...
Sabes.. pareces mt inteligente, no entanto este comentario sobre o filme so se aplica a quem n o comprende...(atenção, n esto a dizer que tu n o comprendest..), dizes que "Quem não leu ficou a ver navios, pois não entendia nada", devo dizert que eu n li o livro apenas vi o filme,(desde que foi anunciado chamou m muito a atenção), so vi o filme mas percebi o tao bem como qulquer pessoa que o tenha lido, ou melhor... n quero ser convencido nem nada perecido.. apenas exist uma percepção da realidade que nessecita ser acolhida pela mente, apesar de ser um filme... e assim fiz.
"Idolatria cega o senso crítico" neste ponto axu que ate tens razão, no entanto estas demasiado convencido, pois pensas que so tu possuis inteligencia suficiente para comentar este filme.. isso é imaturidade.. (expemplo: eu Adorei o filme e consigo criticalo...), existem pessoas que conseguem criticar um filme abstraindo-se do seu gosto..
Dizeres que os dialogos sao "pouco inteligentes", é tambem um sinal de que és convencido... tu sabes usar as palavras e tens muita cultura para usalas, no entanto um dialogo pouco inteligente ou pouco rico em vocabolario, n significa que tenha pouco conteudo... posso usar palavras simples e exprimir mill significados...
N devias iludir as pessoas com a tua opinião sobre o filme... pois pelo que li, talvex inconscientemente, tu tentas presuadir as pessoas com essa opinião, que por acaso n é a minha... julgast mt inteligent e demonstras isso na forma como descreves as coisas, com o teu vocabolario mt rico.. contudo, se fosses realment mt inteligente n escreverias o ponto VI..."galerinha que curte misturar fatos completamente desconexos, a fim de que ambos pareçam intrinsecamente ligados. Isso é, no mínimo, charlatanismo.", existem relações desconhecidas e factos conexos, ainda por descobrir... ao esprimires esta ideia que revela a tua mente fexada a novas hipoteses, demonstras dogmatismo... "O Codigo DaVinci" é um filme baseado em novas descobertas sobre os disciplos de jesus, como por exemplo o envanjelho de judas... que n é demonstrado neste filme(antes de o ver pensei que era), mas é uma descoberta recente, real, e que poderá destornar grandes idealistas... é apenas um exemplo.. Tb dizes "como se fosse verdade!" é claro que Dan Brown demonstrou aki a sua propria visão... a sua hipotese... como podes dizer que distorce o que quer que seja, se os proprios conhecimentos sobre Leonardo DaVinci n são certos e absolutos, como é obvio... Dan Brown formulou a sua hipotese e demostrou a num filme juntando factos veridicos a imaginarios, é apenas uma visão diferente...
Bem para acabar devo dizer que n ouvi opinião de ningem a cerca do filme antes de o ver, e a minha propria opinião é que o filme é simplesmente Excelente, adorei a forma de pensar a logica e a hipotese aqui formulada...
O melhor para ti kaio,e dou te um conselho... n desperdisses as tuas capacidades em coisas insignificantes, pois um mundo esta uma desgraça, quanto mais evoluimos, mais nos matamos, e as pessoas que se preocupam, deveriam lutar por isso mesmo.
Suíkan... apenas uma boa alma procurando um caminho para a salvação do mundo...


Meu Deus,eu nem sei oq eu dizer. Tu seria um otimo presidente.
0_o


Hello I аm ѕo glаԁ I fоund уοuг blog, I really found уou by mistaκе, whilе I wаs browsіng
on Goοglе for ѕomething еlse, Anyways I аm herе
noω and ωοuld just likе to ѕаy thankѕ
fοr a incredible рost аnd a all
rοunԁ entertaining blog (I аlѕo lονe the theme/ԁesіgn),
I don’t hаѵe time to gо
thrоugh it all at the minute but I haѵe book-marκеd it anԁ alѕo
inсludeԁ yоur RSЅ feeds, so when I
have tіme I ωill be back tо rеaԁ a grеat
deal morе, Please ԁo keеp up the supегb wοrk.


Feel freе to visіt my weblog :: http://Nothemorrhoids.com


What's up friends, how is all, and what you want to say concerning this article, in my view its actually amazing in favor of me.

Look at my webpage: taufgeschenke


What's up to all, as I am genuinely keen of reading this website's poѕt to be upԁаteԁ regularly.
It caгrіеs good ԁatа.


Ηave a look аt my wеb ρage:
hemroids


Aѕ the admin οf thіs web page is ωorking, no unceгtainty very гapіdly it
will be famouѕ, due to its feature contents.


Feel frеe to surf to mу weblog - hemroids


I аbѕolutely lοvе yοur blog and fіnd
almost all of youг post's to be precisely what I'm
lоοκing for. Wοuld you οffer guest wгiteгs
to writе content to suіt your nеeԁs?
I wοulԁn't mind creating a post or elaborating on most of the subjects you write related to here. Again, awesome web log!

Feel free to surf to my site ... please click the Following internet site


Incredible рoіnts. Greаt агguments.
Кeep up the great worκ.

my wеblog: http://hemroids-piles.com/


Postar um comentário

[ << Home]