[Meu Facebook] [Meu Last.FM] [Meu Twitter]


 

 

Kaio

 

Veja meu perfil completo

 

 

 

 

31 julho 2023

Back in S.P.

Hoje é o 18º aniversário deste blog, e acabou que o post comemorativo será sobre uma viagem que fiz nesse último fim de semana!

Eu, a Carolina e um casal de amigos (Adriana e Thiago) viajamos para São Paulo, e foi uma estadia excelente! Ao contrário de minhas duas viagens anteriores para SP capital (em 2014 eu e a Carol nos hospedamos no Capão Redondo e só saímos para o Lollapalooza; em 2022 ficamos só no bairro da Liberdade), dessa vez eu pude ir ao meu point preferido da cidade pela 1ª vez desde Novembro de 2013: a Galeria do Rock.

Antes de falar sobre meu passeio lá, contudo, vou recapitular os acontecimentos anteriores.

A Carolina já teria que estar em São Paulo nos dias 29 e 30 de Julho para o exame e campeonato de iaido. O Thiago acabou de comprar um carro novo, e queria viajar com a Adriana para algum lugar. Decidimos viajar juntos, e enquanto nos planejávamos descobrimos que justamente naquele fim de semana haveria um evento de videogames retrô, a Retrocon; enquanto a Carolina estivesse no iaido, nós três iriamos nela.

Saímos do Rio na sexta às 14h. Na estrada ouvimos a playlist de Queen que eu havia feito horas antes, além de episódios dos podcasts Godmode (do qual o Thiago faz parte) e Nerdcast. Assim que chegamos em São Paulo, fomos jantar no Pompéia's Burguer. Comida caprichada, em especial os onion rings com molho barbecue.

No dia seguinte, tomamos café no hotel enquanto assistíamos ao jogo entre Brasil e França pela 1ª fase da Copa do Mundo feminina de futebol. O Brasil acabou perdendo o jogo por 2x1, após uma falha de marcação no escanteio que, por ironia do destino, foi bem parecida com as dos dois gols do Zidane em outro jogo contra a França (a final da Copa masculina de 1998).

A Carolina teve que sair mais cedo, pois o motivo principal para ela vir para SP eram o exame e o campeonato de iaido, sendo que o exame seria já no sábado. Já eu, o Thiago e a Adriana saímos às 9h30 para fazermos um passeio pelas lojas de games de Santa Ifigênia. O saldo foi bem positivo: eles compraram um PlayStation 2 desbloqueado, um Rumble Pak para o N64 e o jogo Final Fantasy XVI (PS5); eu adquiri Octopath Traveler (Switch) na Rei Games e, numa loja de CDs e DVDs que encontramos no caminho, ainda comprei 2 CDs da coleção Grande Discoteca Brasileira: Clube da Esquina (Milton Nascimento e Lô Borges) - o qual eu até já tinha em CD, mas queria ter essa edição especial pelo longo texto que vem no encarte - e Expresso 2222 (Gilberto Gil).

Em seguida nós fomos para o bairro da Liberdade. Adriana e Thiago foram almoçar com uma amiga deles no Chi Fu, um restaurante chinês da Liberdade; como eu queria economizar dinheiro para minhas compras na Galeria do Rock e na Retrocon, cometi uma heresia culinária: em vez de comida oriental, almocei no McDonald's da Liberdade, rs! Valeu a pena, pois eu não comia no Mac há várias semanas. Depois voltei para o Chi Fu e ficamos conversando até umas 15h. Em seguida, o passeio pelo qual esperei quase 10 anos... 


As impressões iniciais, contudo, não foram das melhores: não encontrei os álbuns mais recentes do Blur, do Suede e do Slowdive; e pior, os preços do CDs, em especial dos importados, aumentaram exponencialmente! Por exemplo, até 
encontrei os álbuns do Steely Dan que estava procurando (Katy Lied e Gaucho) em duas lojas, mas em ambas eles estavam por no mínimo 130 reais! Depois dessa nunca mais vou reclamar dos preços de CDs aqui no Rio, mesmo os da "Galeria do Rock" da Tijuca, rs.


Após passar em várias lojas e não encontrar o que queria, ou encontrar e ficar assustado com os valores, enfim o enredo teve uma reviravolta feliz: na Allied Forces eu comprei os discos Computer World (Kraftwerk) e U.K. (U.K.) por preços razoáveis. Pouco depois passei na Oficina Rock e, além de levar camisetas bem bonitas dos Pixies e do David Bowie, conversei por mais de meia hora com as vendedoras; trocamos várias dicas musicais.


Quase indo embora, fiz a última aquisição: uma camiseta do Discipline, um dos meus álbuns preferidos do King Crimson! Saímos da Galeria do Rock bem na hora que estava quase fechando, às 18h. Voltamos para o hotel, onde reencontramos a Carolina - que passou no exame! Naquele sábado à noite jantamos na Bráz Pizzaria. Experimentamos a controversa pizza paulistana sem mussarela... e foi aprovada!


Domingo de manhã a Carolina saiu para o campeonato, e 9h30 eu e meu casal de amigos fomos àa Retrocon. Mal chegamos lá e logo dei de cara com o estande da TecToy, onde encontrei o M30, joystick wireless de Mega Drive compatível com Switch, smartphone e PC. O Thiago tem um desses e havia me recomendado semanas antes. Estava com atraentes 50% de desconto, então acabei comprando. Também passei no estande da editora Europa e enfim comprei os 3 volumes do Dossiê Old Gamer que estava querendo adquirir há quase dois anos: Game Boy, Game Boy Advance e PlayStation 2. Também adquiri 3 pôsteres: um com a Pokédex de Kanto a Galar (ou seja, atualizada até Pokémon Legends: Arceus) e dois para a Carolina: um de The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom e outro de Dark Souls.


Eu e Thiago jogamos Top Racer Collection, coletânea da série Top Gear que será lançada em breve. Na primeira corrida fiquei em 3º e ele, em 5º; na segunda, a qual fizemos no modo crossover com Horizon Chase, ele venceu usando o icônico carro da firma e eu cheguei em 2º. Aproveitamos para tirar foto com dois dos balões de diálogo do jogo:


Uma das coisas mais interessantes da Retrocon foi uma exposição contando a história dos videogames, organizada pela VGDB (Video Game Data Base). Tirei vários fotos dos infográficos e consoles expostos.


Ao longo da Retrocon também jogamos Sega Saturn pela primeira vez; foi interessante notar que o controle dele é parecido com o Six-Button Control Pad do Mega Drive (no qual, aliás, o M30 se baseou). O esquema com seis botões é ideal para jogos de luta.


Também disputamos uma partida de futebol em um arcade da SNK; não me lembro o nome do jogo. Joguei com a Itália e o Thiago, com o Brasil. Venci por 1x0 com gol de uma versão genérica do Roberto Baggio, rs.


Havia vários estandes vendendo jogos antigos, mas nada que me interessasse - e, tal como na Galeria do Rock, o que poderia me interessar estava muito caro. Por fim, havia palestras com youtubers com canais sobre games, dentre eles o Ed do Aperte Start, o qual já fez vídeos muito bons sobre consoles como PlayStation, Nintendo 64, NeoGeo e Xbox.


Ficamos duas horas na Retrocon, e depois Adriana e Thiago me deixaram no bairro da Liberdade, perto do evento de iaido no qual a Carolina estava. Como na tarde de domingo o campeonato ainda estava sendo realizado, e iaido é uma arte marcial bem silenciosa, fiquei com medo de fazer barulho e fui passear pelo bairro, rs. Passei um bom tempo na Galeria Liberdade - que, aliás, foi um dos lugares que visitei na viagem passada para São Paulo. Acabei não comprando nada, mas tive boas conversas sobre mangá, anime e games com alguns dos vendedores.

O evento acabou em torno de 17h, e eu e minha esposa pegamos um Uber para a rodoviária. A viagem de volta foi tranquila; bati um papo com um youtuber que também tinha ido na Retrocon (mas tem canais não sobre games, e sim sobre música e comportamento), e depois ouvi Blur e dormi durante a maior parte da viagem. Chegamos de volta ao Rio de madrugada. Enfim, foi uma excelente viagem para São Paulo! Mal posso esperar pela próxima, que já está com data marcada: 2 e 3 de Dezembro, para assistirmos ao Primavera Sound, festival que em seu line-up contará com 8 bandas que quero muito ver: The Cure, The Killers, Slowdive, Pet Shop Boys, The Hives, Beck, CSS e Bad Religion.

 

Comentários:

 

 

[ << Home]