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Kaio

 

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11 julho 2023

Where figures from the past stand tall

Lançada em 11 de Julho de 1988, Substance é uma das melhores compilações de todos os tempos por vários motivos: 

1) a abordagem cronológica permite que o ouvinte acompanhe a metamorfose do Joy Division do punk ao pós-punk (e a versão em CD funciona como um LP duplo, já que a faixa 11 "No Love Lost" inicia outra sequência 1977-1980, desta vez com os lados B); 

2) algumas das melhores (e mais famosas) canções da banda foram lançadas apenas como singles ou B-sides, e estão todas reunidas aqui; 

3) a qualidade das faixas incluídas é tão alta e consistente que este é um álbum tão essencial quanto Unknown Pleasures e Closer.

"Warsaw" e "Leaders of Men" (gravadas em 12/1977) retratam as raízes punk do Joy Division, e as letras mostram o fascínio estético de Ian Curtis pelo nazismo e pela Segunda Guerra Mundial. 




"Digital" (10/1978), primeira faixa produzida por Martin Hannett (o "quinto membro" da banda), é uma de suas canções mais dançantes, graças em parte ao uso de Hannett da linha de delay digital AMS na bateria.

"Autosuggestion" (04/1979) é certamente uma das faixas mais claustrofóbicas da banda; o clímax é a parte em que Ian repete copiosamente a frase "Say you tried" sob um instrumental cada vez mais intenso.




"Transmission" (07/1979), é um dos maiores êxitos do Joy Division, com uma linha de baixo lendária, um poderoso solo de guitarra, uma das melhores performances vocais de Ian, letras marcantes ("The things that we've learnt are no longer enough / No language, just sound, that's all we need know, to synchronise / Love to the beat of the show") e uma tensão crescente após o primeiro refrão ("Dance, dance, dance, dance, dance to the radio").

"She's Lost Control" (03/1980) é a única música disponível em um de seus álbuns de estúdio, mas a versão de Substance é bem diferente da incluída em Unknown Pleasures, com uso proeminente de bateria eletrônica e uma coda estendida, incluindo novas letras (o trecho iniciado em "I could live a little better with the myths and the lies"). 

A faixa instrumental "Incubation" (03/1980) prova que a seção rítmica da banda (o baixista Peter Hook e o baterista Stephen Morris) são fundamentais para sua tão influente assinatura musical. Ela funciona também como um interlúdio antes das três músicas incríveis que encerram o LP (ou o "lado A" do CD).

"Dead Souls" (10/1979) tem uma longa introdução que prepara perfeitamente o clima para os vocais agressivos de Ian Curtis e seus versos soturnos ("A duel of personalities / That stretch all true realities / They keep calling me").




"Atmosphere" (10/1979) é uma das canções mais etéreas e belas já lançadas. A bateria em ritmo marcial, a melodia conduzida elegantemente pelo baixo, os teclados delicados e os versos melancólicos ("Abandoned too soon / Set down with due care / Don't walk away in silence") evocam um clima de funeral; não por acaso, foi usada como trilha sonora do suicídio de Ian Curtis nas cineobiografias 24 Hour Party People (2002) e Control (2007).




"Love Will Tear Us Apart" (03/1980) é a faixa mais popular do Joy Division; o ritmo dançável contrasta com a letra sobre uma separação iminente ("And resentment rides high / But emotions won't grow / And we're changing our ways / Taking different roads (...) Just that something so good / Just can't function no more?").

Como eu disse antes, um novo CD começa na faixa 11. "No Love Lost" (12/1977) é uma das melhores canções dos primórdios da banda, com uma ótima introdução instrumental e um refrão eletrizante. "Failures" (12/1977) é uma das faixas mais rápidas da banda; a letra tem um tom meio existencialista ("Don't speak of safe Messiahs / A failure of the modern man"). 

"Glass" (10/1978) é uma música com um ritmo surpreendentemente funk, particularmente na linha de baixo de Hook. 

"From Safety to Where...?" (04/1979) evoca desespero existencial, e se encaixaria perfeitamente em Unknown Pleasures (e de fato foi gravada durante as sessões desse álbum).

"Novelty" (07/1979) é uma das joias escondidas de Substance; é uma demonstração muito boa de como a banda - com uma ajudinha de Hannett - desacelerou suas músicas e, com isso, as deixou mais sombrias e reflexivas ("But you're the only one responsible to take the blame / So what ya gonna do when the novelty has gone?").

"Komakino" (03/1980), curiosamente o único lado A nesta parte do álbum ("Incubation" era seu lado B), foi gravada durante as sessões de Closer; é uma canção paradoxalmente vigorosa e triste. "As You Said" (03/1980), também gravada nas sessões do segundo e último álbum de estúdio da banda, é o sinal mais explícito do crescente interesse de seus integrantes por sintetizadores, algo que se consolidaria no New Order. 



"These Days" (01/1980) é outro destaque desta compilação; embora sua gravação pudesse ter sido melhor (a bateria não é tão proeminente quanto em outras faixas), os vocais são tão bons e as letras são tão surpreendentemente edificantes ("We'll drift through it all, it's the modern age / Take care of it all now these debts are paid") que ainda assim é uma das melhores faixas do JD. Aliás, no mesmo dia da sessão de "These Days", em 8 de Janeiro de 1980, o Joy Division gravou a primeira versão de "Love Will Tear Us Apart" (01/1980), um pouco mais rápida que a regravação de março (e sem os vocais inspirados em Frank Sinatra que Ian adotou na versão posterior). Sua introdução de guitarra é muito bonita, mas prefiro a regravação, especialmente pela bateria e teclados aprimorados.

Em suma, Substance é um disco tão indispensável que cabe indagar por que não foi lançado em 1981, ao invés de Still (que é uma coletânea irregular, composta por outtakes e gravações ao vivo com qualidade de áudio inferior - e sem ordem cronológica). Um motivo plausível é que naquela época o New Order estava focado em sua própria carreira, então parece compreensível que eles esperassem até seu próprio Substance (1987) para revisitar cuidadosamente seu legado dos tempos de Joy Division com esta antologia homônima. Antes tarde do que nunca; ambos os álbuns estão entre os melhores dos anos 80.

 

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