[Meu Facebook] [Meu Last.FM] [Meu Twitter]


 

 

Kaio

 

Veja meu perfil completo

 

 

 

 

04 fevereiro 2017

A Submissão dos Intelectuais - parte 1

Agora há pouco terminei de ler Submissão (Michel Houellebecq). Foi uma leitura rápida, de apenas três dias, tanto pela escrita envolvente quanto pelo interesse que a temática me suscitou. 
Em seu último terço o livro seguiu um rumo diferente do que eu imaginava, e ainda assim gostei bastante. Ao contrário do que o título e o marketing fariam supor, o enredo não gira tanto em torno do Islã, e sim da crise moral e existencial dos intelectuais ocidentais. Houellebecq mostra, com muita ironia e acidez, que o meio universitário, marcado pelo niilismo e pelo carreirismo, poderia muito bem abraçar uma guinada para o islamismo tanto pelo vazio de valores quanto por razões estritamente políticas e econômicas. 
Além disso, o humanismo ateu estaria com os dias contados, pois não responde aos anseios metafísicos da intelectualidade, e nem mesmos aos mais modestos desejos burgueses de uma vida estável e confortável.
Realmente foi bom ter lido Às Avessas (Huysmans) antes; o narrador François faz várias alusões à vida e obra de Huysmans, inclusive à sua conversão ao catolicismo.
Submissão é uma reflexão pertinente sobre o niilismo que assola os intelectuais europeus, e quais as consequências políticas disso. 
No próximo post vou separar e discutir os trechos de que mais gostei.

 

Comentários:

 

 

[ << Home]