[Meu Facebook] [Meu Last.FM] [Meu Twitter]


 

 

Kaio

 

Veja meu perfil completo

 

 

 

 

27 janeiro 2017

Skins 10th Party

Esta semana completam-se 10 anos desde que Skins estreou na TV britânica. Começava ali uma das séries mais icônicas e controversas dos últimos tempos. O retrato da vida junkie e problemática dos jovens de Bristol é contundente, embora por vezes idealizado ou exagerado (concordo com o Guardian e a NME quando dizem que a comédia The Inbetweeners é mais "realista" em sua representação da juventude britânica). Uma das melhores sacadas narrativas de Skins era que cada episódio era centrado em um personagem (às vezes eram dois), e os eventos com os demais eram visto na idiossincrática perspectiva do(s) mesmo(s).
Descobri a série em julho de 2008, durante minhas primeiras férias universitárias. 
Assisti às duas primeiras temporadas em apenas uma semana, e dali em diante acompanhei a série religiosamente, assistindo a eles assim que os fóruns de fãs legendavam os episódios. 
A série teve seus altos (as 3 primeiras temporadas e certos momentos da 6ª) e baixos (a 4ª temporada e certos momentos da 7ª), mas em todo o seu percurso é caracterizada pelas tramas cativantes (destaque para as de Chris, Effy e Cook) e personagens complexos e carismáticos (os meus preferidos em cada geração são: Tony - especialmente na 2ª temporada, quando protagoniza um brilhante episódio de inspiração junguiana; JJ; e Rich). 
Skins certamente marcou a minha "pós-adolescência" e a de muitos amigos meus. Um dos aspectos mais marcantes da série é a sua trilha sonora altamente dançante, tendo em vista que várias cenas climáticas se passam em festas. O repertório é variado, incluindo a new-rave do Gossip, o drum 'n' bass do Pendulum, indie psicodélico do MGMT, o pop angustiado de Lily Allen, rocks pesados de Motörhead e Stooges etc. 
Em janeiro de 2012, para comemorar o 5º aniversário da série, fiz despretensiosamente uma lista chamada Skins Party no 8tracks, contendo 20 músicas que tocaram nas 5 primeiras temporadas. Dias depois descobri que minha lista tinha virado um hit no site, chegando a parar na página principal e conseguindo rapidamente mais de 1000 likes (atualmente são 1800, o que lhe garantiu selo de platina). Resolvi fazer um "remake" daquela lista no Spotify, com 5 músicas a mais, incluindo algumas das 6ª e 7ª temporadas e incrementando as anteriores.

 

Comentários:

 

 

[ << Home]