[Meu Facebook] [Meu Last.FM] [Meu Twitter]


 

 

Kaio

 

Veja meu perfil completo

 

 

 

 

13 junho 2016

Um balanço dos primeiros dias de Copa América e Euro

Agora que já se acumularam vários jogos importantes em ambas competições, creio que posso fazer alguns comentários sobre a Copa América e a Eurocopa:
1) A eliminação precoce do Brasil foi mais do que merecida. O gol de mão do Ruidíaz foi ilegal, claro, mas o time brasileiro não jogou bem tanto antes quanto depois do gol; foi apático, pouco criativo e sem proposta tática. Parecia satisfeito em carregar o empate em 0x0 até o fim, e felizmente foi punido por tal covardia. Se depois desse fiasco o Dunga não for demitido, o Brasil corre sério risco de fracassar também na Olimpíada e de não se classificar para a Copa de 2018.


2) A Itália confirmou sua sadomasoquista tradição: fazer 1x0, recuar e passar muito sufoco do time adversário só para, no finalzinho, aproveitar um deslize para operar um contra-ataque mortal e fazer 2x0. Já foi assim, p.ex., contra a República Tcheca e a Alemanha na Copa de 2006 - a qual, diga-se de passagem, a Azzurra ganhou. Desta vez a vítima foi a superestimada seleção belga, que subiu muitas posições no ranking FIFA vencendo adversários fáceis ou medianos em eliminatórias, mas que ainda não ganhou de uma seleção de ponta em jogos oficiais - vide a derrota para a Argentina na Copa de 2014. Os belgas, contudo, podem quebrar essa escrita nessa Euro, caso aprendam lições com essa derrota para os italianos. Estes, por sua vez, podem chegar longe na competição, não só pela tradição, mas também porque o técnico Antonio Conte deixará a equipe assim que acabar o torneio para assumir o Chelsea. Como ele não tem nada a perder, pode fazer o mesmo que Van Gaal na Holanda de 2014 e formar um grupo coeso e forte a despeito das críticas da imprensa local.
3) A Argentina já havia estreado bem contra o Chile (o qual, aliás, anda em decadência desde que Sampaoli saiu), mas a entrada de Messi no 2º tempo contra o Panamá - saldo: 3 gols dele e passe para o de Agüero - mostrou como a albiceleste evolui com ele em campo. Com Brasil e Uruguai (outra decepção; perdeu de forma vergonhosa para a Venezuela) fora da Copa América, os hermanos estão cada vez mais cotados para ganhar o torneio e encerrar o jejum de títulos desde 93. Agora só vejo duas seleções que poderiam pará-los: o México (pelo bom time que Osorio montou e pelo apoio maciço da torcida) e a Colômbia (que continua jogando bem, mesmo que Pekerman de vez em quando tome medidas equivocadas - a última foi colocar os reservas contra Costa Rica e perder o jogo e a liderança do grupo A).
4) A França passou sufoco na estréia, e precisou contar com um chute sensacional de Payet para derrotar a Romênia. Mesmo assim, continua entre as quatro favoritas da Eurocopa, ao lado de Alemanha (que estreou bem - destaque para o belo contra-ataque que terminou em gol de Schweinsteiger), Itália e Espanha (que, mesmo ainda longe de sua melhor forma, ainda é uma seleção forte).
5) A Inglaterra, não surpreendentemente, decepcionou na estréia, tomando gol no finalzinho em uma jogada, aliás, típica dos ingleses: o "chuveirinho" na pequena área. Já fazem 20 anos desde a última vez que eles foram para uma semifinal, e se não evoluírem ao longo da Euro 2016, esse tabu deve continuar. Outro tabu da Inglaterra que precisará ser batido caso avancem para o mata-mata: decisões de pênalti. Eles perderam 6 das 7 que já disputaram em Copas do Mundo e Eurocopas.
6) Candidatas a surpresas da Euro (considerando que o grupo F ainda não jogou): Croácia, Romênia e País de Gales.

 

Comentários:

 

 

[ << Home]