[Meu Facebook] [Meu Last.FM] [Meu Twitter]


 

 

Kaio

 

Veja meu perfil completo

 

 

 

 

20 junho 2016

Muitos gols na Copa América e muito equilíbrio na Euro


Com o fim das quartas-de-final da Copa América e o início da 3ª rodada da 1ª fase da Euro, hora de fazer mais um balanço:
1) A seleção dos Estados Unidos aprendeu com a derrota para a Colômbia e cresceu na competição. A vitória sobre o Equador foi justa, mesmo com o sufoco nos minutos finais. Klinsmann mostrou mais uma vez que é um técnico carismático e que preza pela ofensividade. Os EUA provavelmente perderão para a Argentina na semi, mas já podem sair orgulhosos dessa Copa América Centenário.
2) Falando na albiceleste, Messi e Higuaín lideraram a contundente vitória por 4 a 1 sobre a Venezuela. Apesar de mais uma ótima partida dos venezuelanos (que foram sensação do torneio; lembrem-se da vitória sobre Uruguai e o empate vendido caro com o México), os argentinos mostraram sua superioridade, que pode ser resumida no fato de que, no lance imediatamente seguinte ao gol venezuelano, a Argentina fez o seu 4º. É a favorita ao título, mas deve ficar de olho no...


3) ... Chile, que também reagiu após um revés na estréia (aliás, para uma Argentina sem Messi). Após passar apuros contra a Bolívia, goleou o Panamá e, principalmente, o México. O 7x0 reproduziu a imensa superioridade da equipe treinada por Pizzi, calando aqueles (como eu) que desconfiavam do Chile pós-Sampaoli. O técnico conseguiu achar uma boa tática de marcação por pressão (o que anulou a velocidade mexicana) e o elenco resolveu jogar tudo que sabe, alguns até melhor do que nos clubes: Vargas fez 4 gols e se tornou o artilheiro provisório da competição, com 6. Foi um destino muito cruel para a equipe mexicana, que tinha até começado bem a competição contra Uruguai e Jamaica, mas já havia dado um pequeno indício de seus limites no empate com a Venezuela; mesmo assim, nada que pudesse antecipar essa goleada.
4) Quem enfrentará os chilenos na semifinal é a Colômbia, que, diante de um Peru retrancado, precisou dos pênaltis para avançar no torneio. Ainda bem, pois a equipe de James e cia. certamente fará um grande confronto com o Chile; ambas equipes são bem ofensivas e estão jogando, ao lado da Argentina, o melhor futebol sul-americano dos últimos 3 anos.
5) Vamos à Eurocopa. Apenas o grupo A já fechou seus jogos, com França e Suíça se classificando com 7 e 5 pontos, respectivamente. O empate em 0x0 não foi ruim de assistir, especialmente no 1º tempo, com ótimas chances de gol dos dois lados. A Romênia, após uma estréia promissora, decepcionou nos dois jogos seguintes, e está eliminada. A Albânia venceu, mas acho difícil ela avançar como um dos quatro melhores terceiros com apenas 3 pontos.
6) A Itália fez um jogo pouco empolgante com a Suécia, mas precisou de apenas um lance de genialidade do brasileiro naturalizado italiano Éder para vencer a partida. Continua como uma das quatro favoritas ao título, ao lado da Espanha (que desencantou contra a Turquia e parece ter recuperado os bons momentos do "tiki-taka", embora ainda precisemos vê-lo ser testado por seleções mais fortes), da Alemanha (que empatou sem gols contra a Polônia, mas deve vencer a Irlanda do Norte na última rodada) e da anfitriã França.
7) Inglaterra 2x1 País do Gales foi um jogo sensacional, e mostrou uma bem-vinda reação dos ingleses. Aliás, o grupo B é um dos mais equilibrados, e as duas seleções britânicas devem avançar junto com a Eslováquia, que fez um 1º tempo excelente contra a Rússia, dando-se ao luxo de sofrer no 2º, após o gol de honra russo.
8) Outra equipe que se redimiu foi a Bélgica, que depois que a Irlanda "percebeu" que não podia simplesmente empatar e resolveu ir ao ataque, precisou de uns poucos contra-ataques em velocidade para fechar a partida em 3x0. Agora os belgas farão uma partida decisiva contra os suecos, os quais precisam desesperadamente da vitória.
9) A Croácia foi atrapalhada pela própria torcida, e uma vitória quase garantida foi transformada em empate; o nervosismo da equipe após a situação dos sinalizadores foi evidenciado no pênalti bobo que a equipe cometeu. De toda forma, Espanha x Croácia deve ser um dos melhores jogos da 3ª rodada.
10) Por fim, cabe lamentar mais um fiasco da seleção de Portugal, com direito a pênalti perdido de Cristiano Ronaldo. Após dois empates, os portugueses precisarão dar a voltar por cima contra uma empolgada Hungria, que está praticamente assegurada nas oitavas após um empate nos últimos minutos contra a Islândia, que decidirá sua vaga contra a Aústria na última rodada. O grupo F é outro no qual todas as 4 seleções têm chances de avançar.
P.S.) A média de gols da Euro está baixíssima, só 1,85 por partida. Embora eu adore competições nesse modelo de 24 seleções e 4 melhores terceiros (afinal "bagunça" o chaveamento nas oitavas e gerou uma das melhores Copas, a de 94), é preciso reconhecer que ele favorece a procrastinação, pois uma equipe pode sair com empate(s) nos primeiros jogos e só precisar vencer no último. Espero que a "fome de gols" apareça nessa 3ª rodada (até porque tem muito grupo indefinido, como o B e o F) e, mais ainda, na fase mata-mata.

 

Comentários:

 

 

[ << Home]