[Meu Facebook] [Meu Last.FM] [Meu Twitter]


 

 

Kaio

 

Veja meu perfil completo

 

 

 

 

22 maio 2015

Dear God

Ao lado de Blur (graças ao lançamento do novo álbum) e Joy Division (devido ao "aniversário" da morte de Ian Curtis), a banda que mais ouvi nas últimas semanas foi o XTC. Finalmente comprei meus dois discos favoritos desta banda (Skylarking e English Settlement), além da coletânea dupla Fossil Fuel e Chips from the Chocolate Fireball (do psicodélico projeto paralelo The Dukes of Stratosphear).
"Dear God" é uma das melhores canções do XTC. Ela não é simplesmente uma canção ateísta; sua angústia metafísica vai além, e a letra lembra até Ivan Karamázov explicando a seu irmão Aliócha por que não acredita em Deus; o argumento humanitário, amparando sua descrença na indignação diante do sofrimento e da miséria do mundo, é bem parecido. 
Não sei se compartilho da raiva e decepção de Andy Partridge com relação a Deus (ou à idéia que se faz d'Ele). Tornei-me ateu aos 13 anos de idade, mas desde meados de 2011 me considero um agnóstico cristão, um "católico wannabe", ou mesmo um ateu que quer crer em Deus; enfim, aderi filosófica e culturalmente ao catolicismo, mas (ainda?) não dei o "salto da fé" sobre o qual Kierkegaard falava.
Voltando a "Dear God", os arranjos dela são poderosos, sendo um dos frutos de uma tumultuada mais exitosa parceria do XTC com Todd Rundgren para produzir a obra-prima Skylarking (1986). Os últimos 50 segundos desta canção são especialmente tristes e furiosos. O clipe é cheio de simbolismo, sendo quase indispensável para a plena fruição de "Dear God".


 

Comentários:

 

 

[ << Home]