[Meu Facebook] [Meu Last.FM] [Meu Twitter]


 

 

Kaio

 

Veja meu perfil completo

 

 

 

 

01 agosto 2014

The Best of Racio Símio: 2009-2014

Após pesquisa e análise cuidadosas, escolhi os seguintes posts para compor o disco 2 dessa coletânea de Racio Símio.

16. Is it too late? (1º/3/2009): talvez o último texto no "espírito virjão" que dominou os primeiros anos do blog. Resolvi fatiar minha personalidade em seis facetas: sóbrio, estóico, assexuado, indie, nerd e cult; porém, já aponto para a necessidade de fazer menos "overanalyzing" e ter mais atitude. Não por acaso, há neste post um tom profético, como se eu estivesse conscientemente diante de uma nova etapa na minha vida. De fato foi, mas não do jeito que eu esperava.
Quote: "19 d.M., vulgo 2009, é mesmo 'O' ano decisivo para mim. É consenso que preciso largar velhos hábitos e ter uma nova postura diante da realidade."
17. They've found a new way (8/3/2009): sem dúvidas, uma das melhores resenhas sobre música que escrevi até hoje. Seguindo a hipótese de que este seria um álbum conceitual, resolvi interpretar as letras e o sequenciamento das faixas. De fato constatei que Tonight é um disco inteligente, criativo e, em canções como "Lucid Dreams", tem até tonalidades épicas. Fiquei feliz quando vários amigos me disseram ter começado a gostar do álbum - que, à primeira audição, de fato soa estranho - graças ao meu texto.
Quote: "Arrisco-me a dizer que é possível que 'Tonight' venha a ter a mesma importância de 'Unknown Pleasures' (Joy Division, 1979) teve para os anos 80 ou do álbum homônimo dos Stone Roses (1989) para a década passada."
18. Eterno Retorno ou Uma Segunda Chance? (13/11/2009): resolvi não postar neste top 30 nenhum texto que trate diretamente de meus dois fracassos amorosos em 2009, sendo um platônico e o outro um relacionamento concreto; quem tiver curiosidade (e saco para aguentar tanto melodrama!) pode procurá-los no arquivo do blog. Escolhi este porque simbolizou a época em que comecei a sair do pântano emocional em que me afoguei durante a maior parte do ano. Além disso, é o quarto de uma série de cinco posts escritos usando personagens fictícios, que inclusive são os mesmos do meu romance inacabado. Um psicanalista poderia me acusar de estar operando uma "sublimação", rs.
Quote: "Pode-se dizer que ganhei uma segunda chance. Reconquistei minha liberdade, e agora posso utilizá-la para fazer escolhas melhores do que as que fiz anteriormente."
19. Listen Up! (31/12/2009): encerrar um ano de forma digna é o primeiro passo para começar bem o ano seguinte. Após um bom mês de Dezembro e faltando três dias para embarcar naquelas que seriam as melhores férias de verão do meu período universitário, escrevi este texto, que faz um apanhado dos destaques musicais de 2009, das bandas mais relevantes da década de 2000 e também daquelas que conheci (ou passei a ouvir mais) naquele ano.  
Quote: "PJ Harvey consegue colocar amargura, sarcasmo, sensualidade, fúria e desejo de vingança em suas canções de uma forma idiossincrática."
20. Auf Achse, Karamazov - parte 2 (30/3/2010): escolhi este post não tanto por critérios estilísticos, mas sim pelo que ele representa: uma fase bastante feliz de minha vida. Relatei três eventos: o show do Franz Ferdinand em Brasília, no qual fui com meus amigos da "caravana indie de POL"; a 1ª reunião "oficial" do Grupo de Estudos Humanistas, o projeto de extensão que tanto marcou a 2ª metade da minha graduação; e, minha primeira discotecagem, justamente no aniversário do filho do Renato Russo. 
Quote: "Em meio a uma UnB contaminada por militantes, picaretas e todos os problemas típicos da 'universidade pública e gratuita brasileira', nada como organizar um projeto que pretende ler, estudar e debater obras importantes."
21. Cinco Anos! - parte 2 (4/8/2010): de certa maneira, este post é uma continuação de "Is it too late?". Analisei as "caixinhas" da minha vida social: Party Boy, Humanitas, Clube dos Aleatórios, Viva a República e Aufklärung. O saldo é positivo ("estou menos enclausurado no meu mundo imaginário e mais aberto ao mundo"), embora já se prenuncie minha ruptura com o PET/POL.
Quote: "juro que não estou sendo auto-indulgente fazendo essa 'listinha'. É apenas para refletir se meus últimos meses valeram a pena e/ou se estou em uma tendência 'inercial' ou 'em ebulição'."
22. Um fim de semana em São Paulo - O Sábado Sociável / Um fim de semana em São Paulo - O Domingo Solitário (29 e 30/11/2010): dois posts que valem por um, como se fossem faixas sem intervalo à la "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" / "With A Little Help From My Friends" ou "The Happiest Day of Our Lives" / "Another Brick In The Wall Part 2". O primeiro deles é um relato do primeiro dia de minha viagem para São Paulo, no qual fui na Galeria do Rock e - iniciando uma tradição que se repetiria nos anos seguintes - no Planeta Terra; o segundo deles conta as aventuras por que passei para voltar para o hotel e como foi o histórico show do Paul McCartney.
Quote: "quando já estava no 'bus', eis que percebo que havia esquecido a minha carteira! Voltei, só que não conseguia encontrar o prédio em que estavam os meninos. Procuro na bolsa, e descubro que havia esquecido outra coisa: o celular!"
23. O difícil caminho da sabedoria (30/4/2011): os anos se passam e começo a escrever menos no blog; felizmente, isso também significou filtrar melhor os meus escritos. Um bom exemplo é este ensaio; nele tento encontrar meu caminho em meio aos dois gurus que muito me influenciavam naquela época: Ayn Rand e Olavo de Carvalho. Critico um através do outro, e tento elaborar uma síntese a partir das idéias libertárias/individualistas e conservadoras/tradicionalistas.
Quote: "O importante é nunca perder o ânimo e a inquietação intelectual, mesmo diante de tantas adversidades que a Academia – e a própria sociedade – coloca(m)."
24. Formação universal > Especialização (12/8/2011): inspirado pelo excelente romance Os Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister (Goethe), refleti sobre duas alternativas pedagógicas: a especialização, que é atualmente a forma dominante, e a formação humanística e generalista, que perdeu muito espaço, ainda que nos últimos anos tenha timidamente voltado a angariar seguidores e divulgadores. Recorri à minha graduação na UnB como estudo de caso, pois no início do curso eu pensava em fazer uma grade bem "economicista", mas ao longo dos semestre resolvi diversificar os campos de estudo e acabei fazendo disciplinas em Filosofia, História, Letras e Sociologia.
Quote: "Soa-me como a mais amarga das derrotas e desistências quando alguém que é um polímata (...) resigna-se a um ofício específico."
25. Ansiedade, Euforia, Reflexão (9/10/2011): após viajar pela 1ª vez para o Rio de Janeiro em Setembro para fazer a prova e a entrevista da seleção de mestrado, eis que veio a boa nova: fui aprovado! Resolvi fazer um post no estilo "passado/presente/futuro", e contei sobre como estava nervoso pelo resultado, como o comemorei e, por fim, como isso abriu as portas para aquele que seria um dos melhores meses da minha vida.
Quote: "enquanto eu estava enfrentando a líder do 4º ginásio de 'Pokémon Black', a Lizie (...) me liga às 22:43 para dizer que eu poderia 'adiantar o porre', pois tinha passado!"
26. Jesus walking on the water (18/2/2012): nas férias que antecederam minha mudança para o Rio de Janeiro, li vários livros, e três deles (Pais e Filhos, de Turguêniev; Os Demônios, de Dostoiévski; e Crítica e Profecia, de Pondé) contribuíram para uma importante mudança em minha visão de mundo: aproximei-me do cristianismo. Ao longo de 2012 minha empolgação com o ideário cristão arrefeceu, mas este ensaio marcou o início daquela que por enquanto é a última guinada ideológica pela qual passei: de libertário-individualista para liberal-conservador (em política me inclino pela prudência teórica e a moderação prática; meu conservadorismo é mais no âmbito cultural e estético, tal como o Lukács e sua ojeriza dos modernistas, rs).
Quote: "Ainda me falta uma experiência de fé, epifania para acreditar em Deus, mas do ponto-de-vista filosófico e racional já admito essa 'hipótese'."
27. Phoenix (13/8/2012): novamente pulei outro desastre na minha vida amorosa para o momento em que a poeira começou a baixar. No 2º semestre de 2012 finalmente quebrei uma sina que me acompanhava desde 1997: dois anos bons seguidos de um ano turbulento, complicado. Foi assim em 2000, 2003, 2006, 2009 e estava acontecendo novamente nos seis primeiros meses daquele ano. Meu "renascimento" teve entre seus pilares o encontro da Associação Brasileira de Ciência Política, em Gramado (aliás, eis outro padrão, desta vez positivo: toda ABCP marca um bom momento em minha vida - em 2008 formei meu núcleo duro de amigos na UnB, e em 2010 fiz novas amizades e decidi que faria mestrado no IESP/UERJ, graças a uma ótima palestra do professor Jasmin; falando nisso, semana que vem irei pela 4ª vez ao encontro dos cientistas políticos, que desta vez será em Brasília e eu finalmente apresentarei uma comunicação oral! Será no AT de Pensamento Político Brasileiro, sobre o liberalismo social de Merquior); porém, o acontecimento principal retratado neste post foi o início de meu relacionamento com a Carolina!
Quote: "Ela é gente-boa e nerd; estuda Arquitetura, gosta de rock clássico, Sandman, filmes 'mindfuck' (tipo Réquiem Para um Sonho) e RPGs."
28. Thursday I'm in love: The Cure no Rio (12/4/2013): e pensar que foi preciso um inusitado taxista fã de pós-punk para me convencer a ignorar o preço alto do ingresso e ir ao show do The Cure... Nem preciso dizer que valeu muito a pena, pois a apresentação de Robert Smith, Simon Gallup e cia. durou três horas e quarenta músicas, a maioria delas belíssimas.
Quote: "Cure foi a minha trilha sonora em 2006, um ano de crise seguida de redenção. Ver e ouvir ao vivo músicas que tanto me marcaram foi uma experiência inesquecível."
29. Vanishing Point (13/11/2013): por incrível que pareça, quanto mais velho, mais ansioso eu me tornei. Se eu estava bastante aflito com o resultado do vestibular e da seleção do mestrado, em relação aos processos seletivos do doutorado de História (PUC) e de Sociologia (IESP/UERJ) a pressão psicológica a que me submeti conseguiu ser ainda maior. Este post é um retrato de um momento que deveria ser de alívio (afinal, eu havia terminado minha dissertação, já estava com a defesa marcada e tinha acabado de voltar do Planeta Terra, onde eu e a Carol tínhamos assistido ao show do Blur), mas acabou sendo oportunidade para eu externalizar minhas preocupações. Este foi um texto que tomou um rumo diferente do que eu planejava; relembrar a apresentação do New Order de 2006 acabou sendo um pretexto para indiretamente confessar minha ansiedade.
Quote: "Acho que, no fundo, o motivo deste post auto-reflexivo é minha insegurança diante das duas seleções de doutorado que terei nas próximas semanas."
30. Reflexões sobre o desfecho de How I Met Your Mother (1º/4/2014): embora Seinfeld seja minha sitcom favorita, How I Met Your Mother foi aquela que mais se entrelaçou com minhas experiências pessoais: "Estava tentando ser menos parecido com o Ted e mais com o Barney. Acabei virando Marshall." Não por acaso assisti ao último episódio de forma cerimonial: quase ao vivo (isto é, assim que ele caiu no Torrent, rs), com minha namorada e três amigos. Gostei muito do plot twist no final, ao contrário de inúmeros fãs da série. Fiquei tão empolgado com o debate que resolvi explanar os motivos pelos quais eu concordava com o polêmico desfecho de HIMYM.
Quote: "Nossa vida é muito curta para ficarmos eternamente atormentados pelo passado, assombrados pelas lembranças de bons tempos que não voltam mais. Sendo assim, vale a pena arriscar; mesmo que dê errado, é melhor tentar do que não fazê-lo e passar o resto dos dias em amargo arrependimento." 

 

Comentários:

 

 

!


Postar um comentário

[ << Home]