[Meu Facebook] [Meu Last.FM] [Meu Twitter]


 

 

Kaio

 

Veja meu perfil completo

 

 

 

 

06 julho 2014

Os semifinalistas

As quartas de final foram menos eletrizantes do que as oitavas, mas houve dois bons jogos (Brasil 2x1 Colômbia e, principalmente, Holanda 0x0 [4x3] Costa Rica) que mantiveram o alto nível dessa Copa do Mundo. E os quatro semifinalistas são:
- Brasil: a seleção se redimiu da má impressão do confronto contra o Chile e jogou bem contra a Colômbia, principalmente no 1º tempo. Destaque para a dupla de zaga Thiago Silva e David Luiz, tanto pela segurança que forneceram à nossa defesa quanto pelos gols (aliás, o de David Luiz foi uma belíssima cobrança de falta). Infelizmente o Brasil terá dois desfalques para o próximo jogo: o capitão Thiago Silva levou o 2º amarelo e está suspenso, devendo ser substituído por Dante; Neymar fraturou um osso da vértebra e está fora da Copa, encerrando prematuramente um Mundial que poderia consagrá-lo como melhor jogador do mundo. Só resta esperar que Dante entre bem (o fato de jogar no alemão Bayern de Munique ajuda) e que a ausência de Neymar cause um "efeito 1962" - Copa em que Pelé se machucou e foi substituído à altura por Amarildo - para levantar a seleção na semifinal. 
- Alemanha: Löw colocou Lahm na lateral, arrumou o posicionamento da defesa e colheu os frutos. A seleção alemã, após fazer um gol logo no início, segurou a França, mas de um jeito que eu gosto - ao invés de retrancar, ela controlou a posse de bola e continuou buscando o 2º gol (e quase o fez várias vezes). Anulada taticamente, a equipe francesa ainda foi prejudicada pela lentidão do técnico Deschamps, que só resolveu fazer substituições faltando 20 minutos para o fim do jogo. A eficiente Nationalelf tem grandes chances de vencer o Brasil - e grandes motivações, afinal deseja uma revanche da final de 2002 e não quer amargurar a 3ª derrota consecutiva em semifinais.
- Argentina: o jogo contra a Bélgica foi morno, e em parte a culpa foi do prematuro gol (aliás, belo gol) de Higuaín. Num autêntico "estilo Libertadores", a Argentina requentou a partida, adotando uma postura mais defensiva. Os belgas não conseguiram desenvolver seu estilo de jogo, e criaram poucas chances de empatar; os argentinos chegaram mais perto do gol com Higuaín (travessão) e Messi (defesa de Courtois). Porém, há um segundo motivo para a queda de qualidade do jogo: a contusão de Di María logo no 1º tempo. Eis outro grande jogador que ficará ausente no restante da Copa. O técnico Sabella acertou hoje com seu 4-4-2 ao invés do 4-3-3, mas precisará pensar numa boa maneira de substituir Di María contra a...
- Holanda: protagonizou o melhor jogo das quartas contra a surpreendente Costa Rica. Tentou o gol de diversas maneiras, mas esbarrou no goleiro Navas, na trave e, principalmente, no impedimento: foram 13! Se não ficassem tanto na "banheira", talvez os holandeses tivessem decidido o jogo no tempo regulamentar. Os costa-riquenhos atacaram pouco e se defenderam bem (não por acaso, terminaram sua participação com apenas 5 gols marcados e 2 sofridos), e foi preciso um lance de mestre para que o técnico Van Gaal levasse os Oranjes à vitória, já nos pênaltis. No último minuto, entrou o goleiro reserva Tim Krul (foto), que acertou o lado das cinco penalidades cobradas pela Costa Rica e pegou duas delas. Foi uma tática de futsal aplicada ao futebol de campo; genial! Também gostei da formação adotada hoje (3-4-3) e dos sempre assustadores contra-ataques da seleção holandesa. O jogo contra a Argentina promete ser incrível, tal como foram os confrontos anteriores entre ambas (Holanda 4x0 em 1974, Argentina 3x1 em 78 e Holanda 2x1 em 98).


 

Comentários:

 

 

[ << Home]