[Meu Facebook] [Meu Last.FM] [Meu Twitter]


 

 

Kaio

 

Veja meu perfil completo

 

 

 

 

23 junho 2006

No meio do deserto

Lembrando a velha comparação, Blur é melhor que o Oasis, mas isso não quer dizer que a banda dos irmãos Gallagher seja ruim. Eu demorei um bom tempo para realmente apreciar o som deles, mas, nas últimas semanas, escutei com grande freqüência a coletânea de 2 CDs que eu gravei com as melhores da banda.
O som deles dá grande valor às melodias, seja nas baladas ou nos rocks desbocados. Ao contrário de seus "rivais", o Oasis não tem uma discografia de qualidade constante, pois tem seus altos e baixos. Aliás, analisá-la-ei (não citei o bom disco ao vivo Familiar to Millions, mas apenas os trabalhos de estúdio):
- DEFINITELY MAYBE, 1994: é o único CD oficial deles que eu comprei, pois é meu disco preferido, pela energia e vibração que cada uma das músicas passa ao ouvinte. É difícil decidir qual é o melhor entre ele e o Parklife (Blur), são duas obras-primas do pop rock britânico. Destaque para "Rock 'N' Roll Star", "Live Forever", "Supersonic", "Cigarettes & Alcohol", "Slide Away" e a linda "Married With Children".
- (WHAT'S THE STORY) MORNING GLORY?, 1995: álbum mais vendido do Oasis, ele provou que a banda era mais do que uma boa debutante. Teve o mérito de não ficar restrito ao Reino Unido, já que conquistou também os EUA e o resto do mundo com canções maravilhosas como "Hello", "Wonderwall", "Don't Look Back In Anger", "Morning Glory", "Champagne Supernova" e a minha preferida deles, "Roll With It".
- BE HERE NOW, 1997: um dos discos mais subestimados da década passada. Be Here Now completa a trilogia de grandes álbuns do Oasis com muita psicodelia e peso. Apesar de ter músicas bem longas, isso não é um problema perante a qualidade delas. As melhores são "D'you Know What I Mean?", "Stand By Me", "Fade In-Out", "Don't Go Away" e "All Around The World".
- THE MASTERPLAN, 1998: boa coletânea de B-Sides, entre os quais os meus favoritos são "Acquiesce", "(It's Good) To Be Free" e "The Masterplan".
- STANDING ON THE SHOULDER OF GIANTS, 2000: O patinho feio da discografia do Oasis. Não é exatamente ruim, mas faltou inspiração. Poucas músicas se destacam - "Fuckin' In The Bushes", "Go Let It Out" e "Sunday Morning Call".
- HEATHEN CHEMISTRY, 2002: Melhor que seu antecessor, mas ainda aqúem do que os caras poderiam fazer. Ainda assim, tem a bela "Stop Crying Your Heart Out" (que foi até trilha sonora do filme 'Efeito Borboleta'), além de "The Hindu Times", "Songbird", e "Little By Little".
- DON'T BELIEVE THE TRUTH, 2005: A banda, 8 anos depois, volta a fazer um álbum ótimo. Os irmãos mostram mais cooperação, e dividiram a elaboração de várias músicas, acabando com a dicotomia "Liam cantor, Noel compositor". Os maiores destaques são "Turn Up The Sun", "Lyla", "The Importance Of Being Idle", "The Meaning Of Soul" e "Let There Be Love".

 

Comentários:

 

 

Concordo em tudo... Mas o rock do Oasis tem mais atitude do q o do Blur... =P


Postar um comentário

[ << Home]