[Meu Facebook] [Meu Last.FM] [Meu Twitter]


 

 

Kaio

 

Veja meu perfil completo

 

 

 

 

06 agosto 2005

Esses biscoitos me dão sede!

Essa frase foi dita por Kramer em um episódio lendário. A propósito, o post de hoje será sobre Seinfeld. Até porque eu me animei com a maratona de hoje. Quem tem TV a cabo encontra na Sony, na Warner e na FOX (a tríade de canais lotados de seriados) vários programas legais, como The O.C., Friends, Will and Grace, Os Simpsons, CSI e Desperate Housewives. Mas, de longe, o melhor de todos é Seinfeld. Não é à toa que é considerada a melhor série de todos os tempos.
Para quem não conhece essa sitcom, eu explico: é uma série sobre o nada. As situações mais corriqueiras do dia-a-dia são apresentadas num tom humorístico. Os quatro protagonistas são Jerry Seinfeld, um comediante sarcástico e egoísta; Elaine Benes, uma mulher estressada e vingativa; George Constanza, um sujeito mentiroso e com baixa estima; e Cosmo Kramer, um cara excêntrico e totalmente pirado. Juntos, esses quatro aprontam grandes confusões.
A série é um retrato fiel dos anos 90, e representa com perfeição o estilo de vida dos norte-americanos: esnobes, orgulhosos, arrogantes, trapaceiros e cínicos. Eles próprios admitem isso em Seinfeld! Pra começar, o quarteto é um exemplo daqueles amigos que já se conhecem há tempos e, por já terem criado uma amizade duradoura, nem se arriscam a terem mais gente entre os seus contatos. O seriado escancara o conservadorismo dos EUA, com o estereótipo da mulher nervosa e cruel (Elaine), a visão preconceituosa das pessoas fora dos "padrões" estabelecidos (Kramer), o balzaquiano fracassado e encalhado (George) e o metrossexual metido a engraçado (Seinfeld). Isso sem falar na crítica ao desprezo do ianque médio às pessoas "anormais" (como o nazista da sopa, o garoto da bolha e Newman, o carteiro balofo).
Seinfeld traz risos ininterruptos, seja pelos diálogos, seja pelos personagens, seja pelas situações absurdas, mas absolutamente comuns. Também há cenas cuja crítica é tão forte que quem assiste nem ri: fica chocado (exemplo: em um episódio, George tenta roubar livros na livraria, e Jerry, querendo sacanear com o amigo, "deda" ele para os seguranças). Quem quer um humor simples e de fácil compreensão, é melhor procurar A Grande Família ou Três é Demais: as piadas de Seinfeld são inteligentes e irônicas. Claro que quem não gosta de pensar na hora de rir não vai se decepcionar. Kramer e seu jeito espalhafatoso é o principal responsável pelo "humor pastelão" da sitcom.
Curiosamente, as dificuldades dos primeiros momentos para a produção criaram uma das marcas registradas de Seinfeld: a reinvenção do conceito de cenário fixo. A série foi sucesso de público e crítica, ganhando vários prêmios e batendo recordes de audiência (o último episódio, exibido nos Estados Unidos em 13/05/98, foi uma das cinco maiores audiência da história da televisão local: 73 milhões de telespectadores!). No Brasil, Seinfeld também goza de grande popularidade, e, freqüentemente, é campeão de audiência nos horários em que é exibido (de 2ª a 6ª, às 9h30, 13h30 e 16h30, na Sony). Quem quiser assistir, vai descobrir o porquê de tantos elogios. Não se preocupe: o seriado é pouco linear, ou seja, você não precisa assistir desde o começo para entender um episódio isolado, até porque não há um roteiro certinho e com início e fim definidos (como em Friends) - um dia nunca é igual ao outro em Seinfeld, apesar da rotineira vida dos quatro personagens principais.

Obs.: não perca a maratona temática que está ocorrendo em todos os sábados de Agosto, das 16h às 22h. No de hoje, o mundo do trabalho foi abordado; dia 13, será sobre relacionamentos; dia 20, é sobre personagens bizarros (IMPERDÍVEL! Hehe); e no último sábado do mês, serão passados os dez melhores capítulos dessa fantástica sitcom.

 

Comentários:

 

 

[ << Home]