[Meu Facebook] [Meu Last.FM] [Meu Twitter]


 

 

Kaio

 

Veja meu perfil completo

 

 

 

 

01 agosto 2005

Lavagem cerebral

Acabei de assistir o documentário "Além do cidadão Kane". Fazia um bom tempo que eu queria vê-lo. Censurado pela Globo e jamais exibido na televisão brasileira, virou febre no submundo da internet. Tanto que, pelo eMule, gastei apenas um dia para baixá-lo (645 mb não é pouca coisa....).
Enfim, "Além do Cidadão Kane" trata sobre o monopólio da Rede Globo sobre o Brasil, em todos os aspectos, desde a política até os programas infantis. Fica realmente provado que Roberto Marinho fazia jus à fama de monopolista e 4º poder (para os leigos, esse é o motivo da comparação com o Cidadão Kane, protagonista de um filme clássico sobre um empresário que era o rei da mídia nos EUA). As revelações são impressionantes. Eu já sabia de várias "realizações" da Globo, como eleger e derrubar um presidente (o Collorido), ignorar as Diretas Já, passar informações tendenciosas nos seus noticiários (sempre favorecendo um setor. Ex.: metalúrgicos "desordeiros" e empresários "com boa conduta", ou militares "nacionalistas e heróicos" e oposição "comunista e irracional"), tentou fraudar as eleições de 82 no Rio (vencidas pelo Brizola), entre outros fatos.
Mas ver aquilo no documentário foi chocante. Até coisas teoricamente ingênuas, como o programa da Xuxa, passam uma mensagem conformista e paternalista. A Globo fomenta a desigualdade social, colocando os pobres para assistir suas novelas alienantes e seus noticiários conservadores e governistas. Além disso, há algumas surpresas na 1h33 min de duração do mesmo, como ver Lula detonando a emissora de Roberto Marinho e com um discurso radical e honesto aos seus (velhos) ideais. É impossível considerar aquele Lula sendo a mesma pessoa que hoje se mostra fraca, covarde e sem poder de decisão.
Claro que algumas ressalvas ao (excelente) documentário devem ser feitas. A BBC (maior emissora da Inglaterra) não fez o "Além do Cidadão Kane" visando a verdade e a ética. Pelo contrário - sabendo ela que a Globo pretendia expandir seu império de comunicações para a Europa, logo tratou de esculachar com a "Vênus Platinada", chamando adversários dela (como Chico Buarque e Leonel Brizola) para criticá-la. Entretanto, o documentário, aos brasileiros, soa como um relato impressionante e realista sobre essa emissora que tanto nos manipula e hipnotiza. Muitos tentam boicotar a Globo em resposta a essa verdadeira lavagem cerebral. Eu mesmo já tentei isso. Mas parece irrealizável. Ela já controlou nossas mentes, é impossível se livrar das garras dela. Por mais que o Jornal Nacional seja mentiroso e parcial, que as novelas exibidas (especialmente "América") sejam fracas e imbecis, que "Malhação" seja um programa idiota (e que aliena os jovens a serem retardados que nem o Cabeção e a Myuki), entre outros exemplos, você SEMPRE vai assistir Globo. Por inércia. É aquela coisa de ligar a televisão e sempre se lembrar do número do canal da TV Globo. E botar nele. Você pode nem assistir, mas a TV continua ligada. Você dá audiência pra ela e mantém o sistema. Mantém a ordem, o regime reacionário e conformista que domina o Brasil. Parabéns. Plim-plim pra você.
Aí alguém pode me dizer: "mas as outras emissoras da TV aberta não são boas." (afinal, TV por assinatura é acessível só para uma minoria) Bem, vamos analisá-las. A Cultura é excelente, tem programas geniais sobre música e política. Só que ninguém assiste, justamente por ser um canal inteligente demais, enquanto 99% dos telespectadores são burros. A Record não passa de um bando de evangélicos xaropes, capitalistas selvagens e é de assustar qualquer um com suas sessões de descarrego e histórias absurdas de milagres mais absurdos ainda. A Band é fraca em tudo. Até esportes, que era um ponto forte dela, parece coisa amadora. O SBT se resume a Silvio Santos e suas idéias excêntricas. Algumas atrações são boas, mas o geral é ruim. E a Rede TV? Pânico e nada mais (a não ser que você goste do ridículo Superpop...).
Ou seja - a Globo, além de monopolista, é a opção mais agradável para o telespectador médio. Infelizmente. Faça como aquela propaganda da MTV. DESLIGUE A TV E VÁ LER UM LIVRO. Se você for analfabeto, então vá ouvir música, que também é uma boa opção.

Ouvindo um clássico do Pixies
, Where Is My Mind. Recomendo a música. Se quiser baixá-la, clique aqui.

 

Comentários:

 

 

Eu acho que a globo acaba sendo bode expiatório de muita coisa que acontece no país, não que ela seja santa, mas dizer que é o 4º poder seria menosprezar o fato que ela FOI uma ferramenta dos três primeiros.
Na época da ditadura sim novela era feita pra alienar (aí vem um trouxa e cita uma ou duas novelas que tinha um ou dois tópicos razoavelmente contraditórios a ditadura e pronto, os extremistas já tomam como a globo a maior santa do mundo), xuxa era feita pra alienar, mas lembre-se que escola também era feita pra alienar e se me pergunta, a globo evoluiu bem mais do que o sistema educacional.
A questão é que a globo está sensivelmente perdendo sua influência, nesse escandalo da CPI por exemplo, percebe como os jornais (jornais! Num país de semi-analfabetos) estão sendo mais importante que a vênus?
Então, acho que a globo foi sim um 4º poder no passado. Hoje é só uma empresa de mídia que, como toda empresa de mídia, vende produtos burros não para alienar, mas sim porque vende.


Postar um comentário

[ << Home]