[Meu Facebook] [Meu Last.FM] [Meu Twitter]


 

 

Kaio

 

Veja meu perfil completo

 

 

 

 

04 agosto 2005

"Viver é repelir constantemente para longe de si aquilo que deseja morrer"

Essa frase é do Nietzsche. Como eu disse no último post, comecei a ler A Gaia Ciência, e gostei bastante do livro. Já li 1/5 da obra - introdução, prólogo e os 26 primeiros tópicos (são quase 390). Estou no "O que significa viver", que tem essa frase aí em cima. Apesar de complicado em certos momentos, Nietzsche é realmente um filósofo incrível. O que eu já li já foi suficiente para perceber a força e a fúria de seus textos. Meu professor de Gramática não estava errado - o cara realmente desconstrói tudo o que você achava que era certo, bom e/ou verdade. Mas vou terminar o livro para colocar minhas impressões e conclusões.
Mudando de assunto, eu ainda não expliquei o nome do blog. Na verdade, é bem simples. Raciosímio é o nome de uma música do Titãs, que está no álbum Õ Blésq Blom - que, diga-se de passagem, é um dos melhores deles. A música e a letra são de Nando Reis, que sempre foi um excelente compositor, apesar de não ser lá muito bom para cantar. A letra trabalha com contradições e reinterpretações de ditados e frases. Não é muito famosa, até porque não foi uma das músicas de trabalho, que no caso desse disco, foram faixas excepcionais, como Miséria, Pulso, 32 dentes e Flores. Mas são justamente as músicas "obscuras" as preferidas dos verdadeiros fãs de uma banda... vide Dancing Days, do Led Zeppelin, e Frances Farmer Will Have Her Revenge On Seattle, do Nirvana.
Enfim, eu achei que Raciosímio seria o nome ideal para o meu blog. Filosófico e sutilmente pretensioso... hehe.

 

Comentários:

 

 

Nietzsche escrevia para nós: jovens intelectualmente privilegiados. É a nossa geração a destinada a absorver toda a grandeza de sua obra.


Postar um comentário

[ << Home]