[Meu Facebook] [Meu Last.FM] [Meu Twitter]


 

 

Kaio

 

Veja meu perfil completo

 

 

 

 

17 junho 2021

80 Anos de José Guilherme Merquior

Começa daqui a pouco o seminário 80 Anos de José Guilherme Merquior: Trajetória, Pensamento e DebatesO evento contará com a participação de diversos pesquisadores que investigam o pensamento cultural, político e filosófico de Merquior. A maior parte dos palestrantes já escreveu posfácios nos livros de JGM que vêm sendo reeditados pela É Realizações.

Eu sou um dos membros da comissão organizadora, e também serei um dos palestrantes.

Fiquei bem animado quando um amigo me chamou para ajudar a organizar este evento, afinal conheço a obra deste autor há 11 anos e pesquiso e escrevo sobre a obra dele há 7 anos - inclusive foi o tema de minha tese de doutorado, defendida em 2018.

Confiram a programação completa, assim como os links de cada mesa:


Mesa de abertura (hoje às 14h): A crise da cultura em José Guilherme Merquior relida em 2021

Palestrante: João Cezar de Castro Rocha (UERJ)

Moderação: eu 



Mesa 1 (hoje às 18h30): A Teoria da Cultura em Merquior

Palestrantes: Eduardo Cesar Maia (UFPE), Claudio Ribeiro (UFG) e Adriano Drumond (UESPI)

Moderação: Ronaldo Tadeu de Souza (USP)




Mesa 2 (amanhã às 15h): Merquior e o Liberalismo

Palestrantes: eu, Paulo Henrique Cassimiro (UERJ) e Antonio Carlos Dias Junior (Unicamp)

Moderação: Lidiane Vieira (IESP-UERJ)




Mesa 3 (amanhã às 18h30): Merquior e o Pensamento Crítico Moderno

Palestrantes: Andrea Almeida Campos (UNICAP), Alvaro Bianchi (Unicamp) e Ricardo Musse (USP)

Moderação: Felipe Freller (UFBA / CESPRA-EHESS)





 

Comentários:

 

 

[ << Home]