[Meu Facebook] [Meu Last.FM] [Meu Twitter]


 

 

Kaio

 

Veja meu perfil completo

 

 

 

 

26 outubro 2006

Silogismo do dia

Liberdade -> Liberais -> Direita
Igualdade -> Socialistas -> Esquerda
Fraternidade -> Conciliadores (geralmente nacionalistas ou democratas) -> Centro

Pode ser só devaneio meu, mas o tripé da revolução francesa já demonstra perfeitamente a qual posição política pertence a pessoa dependendo da prioridade que ela colocar.
Porém, eu creio que direita, esquerda e centro são classificações ECONÔMICAS. Quanto a denominações SOCIO-POLÍTICAS, eu prefiro a seguinte escala.
Autoritário > Conservador > Moderado > Liberal > Libertário

Meu teste do political compass indicou que economicamente eu estou no 0,7 do eixo x (ou seja, centro com uma leve tendência pra direita) e - 4 no eixo y (libertário, portanto).
Ah, enfim, esses testes são muito objetivos, eu não acho que subjetivamente eu seja um centrista libertário. Felizmente, já comecei a trilhar meu próprio caminho, sou um livre pensador. Não estou negando as ideologias, apenas não estou mais seguindo sectariamente elas. Por exemplo, não é porque eu sou a favor de privatizações que eu acredito que os Correios e o Banco do Brasil devem ser desestatizados. Política, pelo menos para mim, é opinião, e não dogma.

 

Comentários:

 

 

Também sou libertário de direita. Mas vc ficou mais à direita do que eu, o que invalida o teste. Vc é mais libertário: concordo.


Tive 0,4; Kaio. Talvez seja por preguiça de traduzir algumas frases devidamente. Abraço.


Postar um comentário

[ << Home]