[Meu Facebook] [Meu Last.FM] [Meu Twitter]


 

 

Kaio

 

Veja meu perfil completo

 

 

 

 

17 maio 2016

Mais uma apresentação sobre Merquior em Curitiba

Há dois anos apresentei no 5º SNS&P, em Curitiba, "Da nostalgia crítica à apologia do progresso", meu primeiro artigo sobre José Guilherme Merquior​. Desde então escrevi outros sete (três sobre liberalismo, três sobre sociologia da cultura e um misto - a interpretação de Merquior sobre Rodó), dentre eles o que apresentei na última sexta (13/5) no VII Seminário Nacional Sociologia & Política​.
(A propósito, "Da nostalgia crítica à apologia do progresso", com alguns acréscimos, foi publicado na 4ª edição da revista Nabuco, em junho do ano passado)
Minha 3ª viagem para a capital paranaense foi ótima. O GT de Pensamento Social teve trabalhos e discussões interessantes; o debatedor do meu artigo sobre Formalismo e Tradição Moderna levantou questões pertinentes; a mesa-redonda sobre instituições e democracia na América Latina (que era a "faixa-título" do seminário) foi muito boa. Madruguei para acompanhar o final da votação do impeachment no Senado (felizmente minha expectativa foi correspondida, e a oposição conseguiu 55 votos já nesse pedido de afastamento). E, claro, comprei muitos livros (dois do Kolakowski: Horror Metafísico e A Presença do Mito; Fundamento da investigação literária, de Eduardo Portella; e A Arte de Ler, de Émile Faguet), CDs (Sam's Town, do Killers; a edição especial de Sleeping with Ghosts do Placebo, com um CD 2 com covers de bandas como Smiths e T. Rex; e Violator, do Depeche Mode) e DVDs (a saga das Doze Casas de Os Cavaleiros do Zodíaco e os mais de 40 clipes de Best of Bowie) nos melhores sebos da cidade, rs. Agradeço novamente a Anselmo​, Alisson e Anselmo Junior​ pela hospitalidade e apoio. =)

11 maio 2016

Congresso em Curitiba e impeachment

Daqui a pouco viajo para Curitiba, onde participarei do VII Seminário Nacional de Sociologia & Política. Na 6ªfeira apresentarei, no GT de Pensamento Social, um trabalho intitulado "Contra a rejeição esteticista do mundo: uma interpretação de Formalismo e Tradição Moderna, de José Guilherme Merquior". Eis o link do texto completo.

Hoje à noite tem votação do impeachment no Senado, e a presidente Dilma Rousseff pode ser afastada. Nem preciso dizer que estou ansioso pelo fim de mais um capítulo dessa "saga". Espero que haja pelo menos 54 votos a favor da admissibilidade do processo no Senado, pois este é justamente o número necessário de votos para cassar a presidente no julgamento final, daqui a alguns meses.
Acompanho vorazmente a crise política desde 2014, e por mais que seja um empolgante "seriado na vida real", cheio de reviravoltas, torço para que, depois do impeachment, as coisas se acalmem. O ajuste fiscal é mais do que urgente, e o governo Temer não deve vacilar em tomar as medidas necessárias para superar a depressão econômica. O desgaste da esquerda também me deixa otimista, pois desta forma não terão tanta força para barrar a recuperação política e econômica do país.