[Meu Facebook] [Meu Last.FM] [Meu Twitter]


 

 

Kaio

 

Veja meu perfil completo

 

 

 

 

13 setembro 2013

Acaba-se a dissertação, retorna-se ao blog

Hoje, uma sexta-feira 13 (o que combina com o tema "diábolico" que estou estudando, rs), entreguei minha dissertação de mestrado ("A Crise da Bildung em Doutor Fausto") para meu orientador.
É um ciclo que se encerra. Há dois anos, em outubro/2011, terminei minha monografia sobre A Montanha Mágica e imediatamente comecei a me aprofundar no romance fáustico de Thomas Mann.
9 trabalhos finais, 6 artigos (5 apresentados em congresso, 1 publicado em revista) e - no caso da dissertação - 140 páginas depois, despeço-me temporariamente de Adrian Leverkühn e companhia; mas, não será em definitivo, pois ainda neste ano tem a banca, os projetos para as seleções de doutorado e, quem sabe, a própria tese que pretendo fazer tratando do tema da Bildung (formação) a partir das obras de Mann.
Com isso, o blog está de volta! Fiquei todos esses 3 meses e meio sem atualizá-lo porque foi o período em que mais escrevi em minha vida: "Humanismo e Liberdade no Pensamento Político de Mario Vieira de Mello", "As Origens do Mito Fáustico", "Um Concerto no Grande Hotel Abismo: O Diálogo de Thomas Mann e Adorno em Doutor Fausto", "Uma História Sociológica da Bildung: Tradição e Transformação do Ideal Formativo na Alemanha" e, é claro, a dissertação.
Porém, nem terei direito a descanso, pois daqui a 2 semanas e meio devo entregar o projeto para a seleção de Doutorado de Letras/UERJ. Em outubro irei ao I Seminário de Estética e Filosofia da Música na UFRGS, e no fim deste mês deve ocorrer a minha defesa da dissertação. No fim de novembro é o fim do prazo de inscrição da seleção do IESP/UERJ, e provavelmente na mesma época deve acontecer a de História/PUC. Digamos que 2013 está apenas começando, rs...
Nos próximos dias pretendo recapitular tudo que aconteceu entre o fim de Maio e o início de Setembro. Até mais!