[Meu Facebook] [Meu Last.FM] [Meu Twitter]


 

 

Kaio

 

Veja meu perfil completo

 

 

 

 

30 abril 2012

Time Of Your Life - parte 1

Desculpem-me pela demora para atualizar o blog, mas é que nas últimas seis semanas aconteceram tantas coisas importantes na minha vida que não tive a paciência e inspiração necessárias para sentar e escrever sobre estes fatos. Este post terá duas partes: o primeiro será sobre minha vida amorosa, e o segundo sobre minha vida acadêmica e social.

1. Estou namorando!
Tudo começou quando a Érica, amiga minha já dos tempos de Brasília e que atualmente mora em SP capital, veio para o Rio visitar a família. Combinei com ela de irmos ao cinema, mas de última hora resolvemos ir para a Livraria da Travessa, em Ipanema. Mal nos encontramos e já entabulamos um bom e longo papo, afinal não nos víamos pessoalmente há dois anos. Ela comprou seis livros (dentre eles "O Grande Gatbsy", do Fitzgerald, e um indicado por mim - "Abaixo de Zero", do Easton Ellis) e eu adquiri "Como escrever um romance" (Unamuno).
Após quatro horas de muita conversa (filosofia, religião, sexualidade, política, artes, relacionamentos, família etc.), tanto na livraria quanto depois que saímos dela e fomos pro prédio em que ela estava hospedada, veio um súbito silêncio. Ela "jogou verde", fiquei desconcertado (até gaguejei, rs) e então ela me beijou! Aquele 24 de Março foi o ground zero de nossa relação. 
Dois dias depois, combinamos de sair mais uma vez antes de ela voltar para São Paulo. Desta vez fomos no cinema ver "Shame", mas também fomos num sebo e, depois do filme, numa pracinha em Ipanema. Naquela segunda-feira ficou mais clara ainda a nossa atração mútua. Tanto é que começamos a fazer planos para nos reencontrarmos um mês depois.
Desde então conversamos bastante e (quase) todo dia, à noite no MSN - aliás, em apenas um mês meu histórico de mensagens trocadas com ela já superou os 4 MB! No dia 7 comprei minha passagem para São Paulo, e em 28 de Abril, após muita ansiedade e saudade, finalmente nos reencontramos. Pedi-a em namoro, e ela aceitou. Na verdade já nos tratávamos como namorados há alguns dias, mas faltava "formalizar", hehe.
Ficamos juntos durante dois dias e meio; cheguei de volta ao Rio há pouco mais de três horas. Saímos para vários lugares nesse fim de semana prolongado: Galeria do Rock, Shopping Light, MASP, Livraria Cultura, Museu do Livro (um ótimo sebo em Campo Belo), entre outros. Dei presentes a ela (chocolates, uma coletânea e o livro "Cartas a um jovem poeta", do Rilke). 
Foi um fim de semana bem fofo e romântico. Há tempos que eu não me sentia tão sereno, e tudo graças à Érica! Ela tem uma personalidade poética e espontânea, que se combina (e complementa) bem com meu jeito sistemático/metódico.
Acredito que lidaremos bem com a distância, afinal irei uma vez por mês visitá-la em SP, e ela também pretende vir no Rio quando puder. Nas palavras dela, "é o romance entre duas cidades". =)


15 abril 2012

Breve resumo do primeiro mês no Rio

 (Publicado m 19/8, embora já estivesse quase pronto em 15/4)

15/3: Acabei de ler o livro "A Natureza do Processo" (José Guilherme Merquior), que é um dos melhores ensaios que já li sobre temas como progresso, economia, política e cultura.
Eis um trecho do excelente capítulo final: "A humanidade não é uma tribo aguardando nossa autocomplacência de membros - é um clube cobrando nosso esforço pessoal por ter o direito de ingresso. Com isso, Chesterton captou nada menos que a essência da cultura no velho sentido humanístico da palavra: cultura como autocultivo, cultura como fenômeno eminentemente perfectivo. A civilização moderna aliviou as tarefas do homem na natureza, humanizou as relações entre os indivíduos; mas não diminuiu nem um pouco a necessidade - ou a glória - desse empenho de auto-aperfeiçoamento das pessoas e sociedades." (p. 212)
À tarde tive a 1ª aula de Teoria Sociológica 1. Me dei bem com o pessoal do mestrado de Sociologia, e depois da aula fomos para o bar - aliás, dois bares, pois depois saímos de Botafogo, passeamos na praia e chegamos até um botequim perto do Catete. Ao longo da noite conversei bastante sobre filosofia com um dos mestrandos de Sociologia que é "espinosista".
Hora de finalmente assistir ao episódio 8 da nova temporada de Skins! Pressinto que esse ep. da Liv será um dos melhores da season 6...
17/3: Nada como acordar assistindo a clipes dos Titãs no Top 20 especial da MTV!
18/3: Já que a Saturday Night naufragou (a fila do Bukowski estava enorme!), o jeito é navegar na internet mesmo e esperar pelo GP da Austrália! GP movimentado na Austrália. Button fez uma corrida impecável; Vettel, Alonso e Räikkönen se redimiram do treino; Massa e Senna FAIL, haha.
21/3: (Re)ler "A Democracia na América" [Tocqueville] é muito prazeroso, mas ainda me faltam P200 páginas para terminá-lo a tempo da aula de TS1! P.S.: A aula é amanhã às 16h, mas ainda assim é pouco tempo para ler tudo, rs. A sorte é que li-o em 2010 e ainda lembro muita coisa.
23/3: O ep. 6x09 de Skins ficou emocionante! Repito: esta é uma das melhores temporadas da série! Mal posso esperar pelo season finale...
Fui à The Week com uns amigos/as. Lá teve show da Kelly Key, hahaha! Momento Guilty Pleasure: confesso que cantei junto CINCO músicas dela! Embora tenha dançado bastante na festa, ainda não estou com sono. Afinal, tem treino de F1 daqui a 20 minutos! Estou torcendo pro Button.
24/3: Hoje fui na Livraria da Travessa de Ipanema com uma amiga minha. Conversamos bastante e no final da noite nos beijamos. Há tempos que eu não tinha um sábado tão bom! =)
25/3: A chuva deixou o GP da Malásia bem tumultuado; resultado foi imprevisível! Alonso fez uma corrida de mestre, e Pérez e Bruno surpreenderam. Na estréia de Rubinho, quem está roubando a cena é outro brazuca: Hélio Castroneves, que fez belas ultrapassagens sobre Dixon e Hildebrand.
Palmeiras: justo quando estou mais confiante você me decepciona! Eis minha sina desde 2000, rs. Tomara que o jogo de hoje tenha sido só um tropeço.
26/3: "The best Monday ever! Such a perfect day at Ipanema. Definitivamente estou adorando morar no Rio! =)" Eis como descrevi no Twitter o meu 2º encontro com a Érica. Fomos num cinema em Ipanema ver "Shame" e depois ficamos na praça.
Chegando em casa, vi o último episódio da 6ª temporada de Skins. Vai ser difícil ter que esperar nove meses pela last season!
28/3: Formatura seguida de Stevie's. A colação de grau em si foi meio sem graça, pois repleta de discursos enfadonhos dos patronos, paraninfos e oradores. Porém, foi ótimo reencontrar alguns amigos meus; saí com vários deles para o Burguer Gourmet.
30/3: Criei uma linha de celular do Rio na Claro.Saí com o Nauê, que veio ao RJ assistir ao show do Rogério Águas.
31/3: Festa na casa da amiga da Nathalia. Voltei pra casa só às 2h30 da manhã. O taxista era bem politizado, passamos o trajeto inteiro falando mal de certos políticos e partidos, haha
1º/4: Acordei surpreendentemente cedo, em torno das 7h50. Tomei café, li um pouco de Maquiavel, "internetei", almocei (e bem! Fui num galeto aqui do lado e comi à beça: frango, arroz, feijão, batata frita e até farofa)...
Comecei a ouvir Engenheiros do Hawaii.
Estréia do Pânico na Band.
2/4: Acordei só às 10h (aleluia, finalmente dormi bastante, haha), "internetei", almocei no KFC de Botafogo, fui pro IESP, tirei umas xerox, terminei de ler O Príncipe, conversei com o prof. que provavelmente será meu orientador, jantei com uns colegas meus do mestrado e voltei pra casa.
3/4: Aula de Teoria Política sobre Maquiavel.
Pesadelo.
4/4: Aulas de Lego e Sociologia como Filosofia Prática, e um debate no bar com um colega de mestrado sobre humor politicamente incorreto. Ele era contrário e eu, favorável.
5/4: TS1, aula sobre o livro de Tocqueville, "O Antigo Regime e a Revolução".
6/4: Agora que a carga de leitura do mestrado diminuiu, comecei a ler "O Mundo como Vontade e Representação" (Schopenhauer)! Só de ler os prefácios já fiquei empolgado com "O Mundo". Curiosamente, a arrogância de Schopenhauer eleva a sua honestidade intelectual.
7/4: Irei para São Paulo dia 28/4 para voltar no dia 30. Minha primeira compra com a bolsa do mestrado, yay!
8/4: Depois de dez anos, fui a uma missa - no caso, a de Páscoa..
Almocei no McDonald's pelo 3º dia consecutivo. Alguém aqui anda precisando assistir "Super Size Me". (Se bem que sou super magro, rs)
Estou gostando tanto de ler Schopenhauer que, mesmo ainda estando na pág. 113 de "O Mundo como Vontade e Representação", já encomendei pela Livraria Cultura o tomo II da obra em inglês, o qual tem adendos e aprofundamentos ao texto original (p.ex., os famosos ensaios schopenhauerianos sobre a morte e a metafísica do amor).
Meu objetivo com essa leitura é me preparar para reler "Doutor Fausto" de forma a entender melhor a relação entre a filosofia de Schopenhauer com o romance de Thomas Mann, principalmente no que diz respeito a questões de ética e estética (e, no final das contas, a Bildung).
9/4: "Medianeras." Enrolei 1 mês para finalmente ver este filme argentino, mas hoje à tarde finalmente fui ao Cinema Estação Botafogo para assisti-lo.
O filme é recheado de monólogos que refletem sobre a solidão e a neurose urbana. Os dois protagonistas são cativantes, e as imagens de uma Buenos Aires repleta de prédios são um deleite visual, mas também revelam uma certa melancolia (afinal, nada mais argentino do que ser deprê, rs).
Recomendo a todos que assistam a "Medianeras"; aproveitem que ele foi recentemente lançado em DVD!
10/4: Resumo enviado para a ANPOCS! Acho que ele ficou bom, mas como o GT de Teoria Política é concorrido, estou cético quanto a minhas chances.
11/4: Mais um bom dia de aulas no mestrado! O professor de Lego 1 é o rei de sarcasmo e a aula de Filosofia Prática teve discussões interessantes.
12/4: Aula de TS1, bar e subida ao morro (onde conversei com dois tiozões sobre rock dos anos 80).
13/4: Almocei com Nathalia e Fernando. Saí com o pessoal dos Estudantes pela Liberdade à noite.
14/4: Churrasco de boas-vindas aos calouros do IESP. Foi bem melhor do que eu esperava. Graças à regra (inclusive impressa em papel) de evitar assuntos acadêmicos, foi só diversão.  Eles gostaram bastante dos CDs que coloquei pra tocar, conversei bastante com gente do mestrado e doutorado que eu não tinha conhecido ainda, e a comida estava uma delícia (além das carnes, tinha provolone, arroz, feijão tropeiro, vinagrete...). Também tomei bastante Coca-Cola e até mate gelado (uma outra menina lá que não bebe álcool trouxe um ice tea de garrafa, rs).
15/4: Assisti às corridas de Fórmula 1 e Indy.